Uso pedagógico da rede social Facebook: argumentação em ambiente virtual
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-15Palavras-chave:
Redes sociais, Interatividade, Produção de textos, ArgumentaçãoResumo
Esta pesquisa analisa as contribuições das redes sociais como recurso pedagógico no desenvolvimento de habilidades relacionadas à produção de textos argumentativos. A partir de dificuldade diagnosticada em turma de 9º ano de escola da rede pública municipal de Montes Claros - Minas Gerais, com relação à argumentação, e considerando, ainda, o expressivo interesse dos estudantes por tecnologias digitais e sites de redes sociais, surgiu a necessidade de propor um projeto educacional de intervenção que viesse superar ou, ao menos, minimizar as dificuldades verificadas na turma. A práxis, então, consistiu em trabalho desenvolvido a partir do desdobramento ação-reflexão-ação, com abordagem ancorada na teoria interacionista de Bakhtin (1997), estudos teóricos de Coscarelli (2005) e Xavier (2005) sobre o uso das tecnologias no contexto educacional, bem como em apontamentos Recuero (2009), em seu estudo sobre redes sociais na internet, entre outros autores, como Charaudeau (2010) e Koch (1996), e suas contribuições sobre o texto argumentativo. Por meio da criação de grupo fechado no Facebook, verificamos que a rede social, como ambiente que prima pela interatividade, constitui-se como locus de práticas sociodiscursivas, favorecendo, então, o diálogo, a interatividade e a troca de conhecimentos. Levando em consideração os resultados alcançados, foi possível constatar que o trabalho com redes sociais, quando devidamente mediado pelo professor, colabora sobremaneira para promover reflexão e posicionamento crítico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.