O PROFLETRAS (Mestrado Profissional) na UEM: panorama dos trabalhos de conclusão
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-8Palavras-chave:
Mestrado Profissional, Ensino de língua, Trabalhos de conclusãoResumo
O programa de Mestrado Profissional (MP) em Letras, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi criado nacionalmente em 2013 e tem como público-alvo docentes que lecionam Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Desde sua criação, o programa tem enfrentado várias dificuldades que vão desde uma suposta classificação de um curso de menor prestígio, em relação aos programas acadêmicos, até o fato de supostamente não se desenvolver uma pesquisa. No entanto, o grande diferencial do MP deve-se à sua natureza interventiva, na medida em que o aluno deve apresentar, a partir de uma problematização, uma proposta de intervenção a ser utilizada na escola. Essa proposta pode ser de natureza variada: unidade didática, oficinas, jogos, audiolivros, dentre outras. Este artigo apresenta um panorama dos trabalhos desenvolvidos da primeira turma do MP da UEM. De forma específica, ressaltamos as práticas linguageiras escolhidas, os eixos teóricos, as categorias analíticas utilizadas e a natureza das propostas interventivas construídas. Os resultados evidenciam que os trabalhos, em sua maioria, adotam a transdisciplinaridade própria da Linguística Aplicada; utilizam de forma predominante da Análise Dialógica do Discurso como teoria norteadora dos trabalhos; apresentam propostas de intervenção de natureza variada, priorizando o gênero discursivo como articulador do ensino e da aprendizagem; e se voltam, especialmente, aos problemas enfrentados pelo professor nas salas de aula do Ensino Fundamental.
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