Léxico tabu em "Los mares del Sur", de Manuel Vázquez Montalbán

Autores

  • Angélica Karim Garcia Simão Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de São José do Rio Preto
  • Flávia Seregati Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n1a2016-4

Palavras-chave:

Léxico tabu. Tradução. Língua espanhola. Manuel Vázquez Montalbán

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi relacionar a incidência de fatores pragmático-comunicativos na tradução de lexias simples e complexas (unidades fraseológicas) do léxico tabu, a fim de se estabelecer padrões de estratégias e técnicas de tradução. Para tanto, utilizou-se como córpus a tradução para o português brasileiro da obra "Los mares del Sur", de Manuel Vázquez Montalbán, realizada por Cid Knipel Moreira, publicada no Brasil pela Companhia das Letras. Algumas obras literárias na contemporaneidade fazem uso do léxico tabu aspirando alcançar maior grau de autenticidade, na tentativa de conferir ao universo no qual circulam seus personagens o efeito de verossimilhança que o aproxime de contextos de uso real marcados social e historicamente. O romance policial, por tratar com frequência de personagens inseridos em contextos marginalizados, faz uso desse léxico, aqui entendido não só como palavras ofensivas na forma de insultos, mas também o léxico considerado obsceno como palavrões, palavras que remetem aos órgãos sexuais ou ao próprio ato sexual, o léxico escatológico, grosseiro e vulgar. Estudos contemporâneos têm demonstrado que essas lexias estão sendo cada vez mais aceitas em nossa sociedade, tanto na mídia impressa como em programas televisivos. Neste trabalho tentamos relacionar os diferentes procedimentos de tradução adotados para essas lexias às suas motivações de uso, a fim de investigar o tratamento dado a esse léxico na tradução literária (espanhol-português). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Karim Garcia Simão, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de São José do Rio Preto

Departamento de Letras Modernas

Área de Língua Espanhola 

Flávia Seregati, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de São José do Rio Preto

Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos

Área: Lexicologia e Lexicografia

Downloads

Publicado

2016-08-21

Como Citar

SIMÃO, A. K. G.; SEREGATI, F. Léxico tabu em "Los mares del Sur", de Manuel Vázquez Montalbán. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 62–90, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n1a2016-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/33089. Acesso em: 20 maio. 2022.