Relevância e ensino: reflexão sobre a noção apropriada de contexto nas situações de ensino e aprendizagem de língua portuguesa à luz de teorias pragmáticas da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL62-v31n2a2015-3Palavras-chave:
Contexto de comunicação. Relevância. Ensino-aprendizagem de língua portuguesa.Resumo
Neste trabalho, mostra-se qual a noção apropriada de contexto durante a comunicação na sala de aula de português, para que o processo de ensino-aprendizagem seja cativante e traga o máximo de ganhos cognitivos possível ao aluno. O contexto é considerado o conjunto de informações manifestáveis no momento da comunicação, dentro do qual as novas informações atingirão maior ou menor relevância para cada comunicador, segundo a teoria da relevância, de Sperber e Wilson (1986/1995). Essa noção representa um aprimoramento do contexto conforme definido anteriormente por Grice (1989), quando o conhecimento mútuo tinha papel central e não se considerava a compreensão que o ouvinte tinha e que não havia sido intencionada pelo falante. Por informação relevante entende-se a informação que, em contato com as informações e suposições já existentes no contexto, produz o máximo de efeitos contextuais pelo mínimo esforço de processamento mental possível. O processo de ensino-aprendizagem aqui é compreendido como um processo da mente, que o aprendiz desenvolve através da associação entre o seu conhecimento enciclopédico e as novas informações com as quais entra em contato.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.