Relevância e ensino: reflexão sobre a noção apropriada de contexto nas situações de ensino e aprendizagem de língua portuguesa à luz de teorias pragmáticas da comunicação

Autores

  • Dóris Cristina Gedrat Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL62-v31n2a2015-3

Palavras-chave:

Contexto de comunicação. Relevância. Ensino-aprendizagem de língua portuguesa.

Resumo

Neste trabalho, mostra-se qual a noção apropriada de contexto durante a comunicação na sala de aula de português, para que o processo de ensino-aprendizagem seja cativante e traga o máximo de ganhos cognitivos possível ao aluno. O contexto é considerado o conjunto de informações manifestáveis no momento da comunicação, dentro do qual as novas informações atingirão maior ou menor relevância para cada comunicador, segundo a teoria da relevância, de Sperber e Wilson (1986/1995). Essa noção representa um aprimoramento do contexto conforme definido anteriormente por Grice (1989), quando o conhecimento mútuo tinha papel central e não se considerava a compreensão que o ouvinte tinha e que não havia sido intencionada pelo falante. Por informação relevante entende-se a informação que, em contato com as informações e suposições já existentes no contexto, produz o máximo de efeitos contextuais pelo mínimo esforço de processamento mental possível. O processo de ensino-aprendizagem aqui é compreendido como um processo da mente, que o aprendiz desenvolve através da associação entre o seu conhecimento enciclopédico e as novas informações com as quais entra em contato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dóris Cristina Gedrat, Universidade Luterana do Brasil

Letras - Linguística Aplicada

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

GEDRAT, D. C. Relevância e ensino: reflexão sobre a noção apropriada de contexto nas situações de ensino e aprendizagem de língua portuguesa à luz de teorias pragmáticas da comunicação. Letras & Letras, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 36–60, 2015. DOI: 10.14393/LL62-v31n2a2015-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30557. Acesso em: 8 ago. 2022.