Literatura e Direitos Humanos: Questões sobre Alteridade e Identidade

Autores

  • Ana Paula Cabrera UFSM-Universidade Federal de Santa Maria-Programa de Pós Graduação em Letras
  • Vera Lúcia Lenz Vianna Doutora em Letras (UFRGS). Departamento de Letras Estrangeiras Modernas-DLEM e Pós-Graduação em Letras.UFSM- Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL64-v31n1a2015-7

Palavras-chave:

Alteridade. Sentido. Assédio Moral e Sexual

Resumo

Este artigo propõe um estudo sobre a presença do outro, sua adaptação ou segregação dentro do contexto que o recebe, bem como as relações de poder que se estabelecem a partir deste encontro. Do mesmo modo, desenvolvem-se reflexões relacionadas ao assédio moral e sexual nas relações de trabalho de imigrantes. No contexto da alteridade, a análise focaliza a cotidianidade da protagonista de Susanna Tamaro, e os embates que ela enfrenta, apontando como a construção de sentido em um ambiente hostil é marcada pela instabilidade: ora aflorando, ora se dissolvendo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Cabrera, UFSM-Universidade Federal de Santa Maria-Programa de Pós Graduação em Letras

Atualmente cursando Mestrado em Letras, pelo Programa de Pós Graduação em Letras PPGL na UFSM.Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Experiência na área de Estudos Literários, linha de pesquisa em Literatura , Comparativismo e Crítica Social , com ênfase em Literaturas Clássicas.Pesquisadora do projeto de pesquisa de Estudos literários Tragédia Grega. Participante do projeto de pesquisa de ensino da Língua Espanhola em EAD para deficientes visuais. Atualmente estuda William Blake os Livro de Thel e Visões das filhas de Albion, profundando seus conhecimentos no contexto histórico e cultural do Romantismo sob a orientação do Prof.Dr Enéias Tavares.

Vera Lúcia Lenz Vianna, Doutora em Letras (UFRGS). Departamento de Letras Estrangeiras Modernas-DLEM e Pós-Graduação em Letras.UFSM- Universidade Federal de Santa Maria.

Doutora em Letras (UFRGS). Departamento de Letras Estrangeiras Modernas-DLEM .Possui graduação em Licenciatura Plena Português Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria , Mestrado em Literatura Anglo Americana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi bolsista USIA, realizando Curso de Aperfeiçoamento na New School for Social Research, em Nova York, sobre American Society. Atualmente é professora Associado 1 da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Anglo- Americana e brasileira e língua inglesa. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura e Figurações da Alteridade, identidade cultural, ideologia, entre outros. 

Downloads

Publicado

2015-07-10

Como Citar

CABRERA, A. P.; LENZ VIANNA, V. L. Literatura e Direitos Humanos: Questões sobre Alteridade e Identidade. Letras & Letras, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 95–108, 2015. DOI: 10.14393/LL64-v31n1a2015-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/28878. Acesso em: 1 dez. 2022.