Práticas de educação linguística e literária em manuais escolares de Português

Entre a leitura de literatura e o conhecimento gramatical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-29%20

Resumo

Neste texto, pretende-se divulgar um estudo sobre quatro manuais recentemente adotados no Ensino Básico Português. Os objetivos desta investigação apontam em duas direções: por um lado, avaliar as propostas de atividades de Educação Linguística e Literária desses manuais; por outro, discutir em que medida tais práticas constituem novas formas de perspetivar os domínios mais representativos da aula de Português: leitura e gramática. A oportunidade deste estudo e as razões da escolha dos manuais têm a ver com a implementação de novos documentos oficiais: as Aprendizagens Essenciais, implementadas em 2018. Ora, sendo os manuais um instrumento pedagógico peculiar, realizou-se uma análise de conteúdo de alguns dos seus capítulos, no sentido de determinar os fundamentos e as relações dos domínios da Educação Literária / Leitura e da Gramática. As conclusões apontam no sentido de formas inovadoras de praticar a leitura, ao passo que o ensino da gramática se mantém basicamente inalterado.

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Biografia do Autor

António Carvalho Silva, CIED - Universidade do Minho

Docente de Didática do Português e de Supervisão Pedagógica no Instituto de Educação da Universidade do Minho.

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

SILVA, A. C. Práticas de educação linguística e literária em manuais escolares de Português: Entre a leitura de literatura e o conhecimento gramatical. Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e4029 | p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-29 . Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/72375. Acesso em: 4 dez. 2024.