Práticas de educação linguística e literária em manuais escolares de Português
Entre a leitura de literatura e o conhecimento gramatical
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-29%20Resumo
Neste texto, pretende-se divulgar um estudo sobre quatro manuais recentemente adotados no Ensino Básico Português. Os objetivos desta investigação apontam em duas direções: por um lado, avaliar as propostas de atividades de Educação Linguística e Literária desses manuais; por outro, discutir em que medida tais práticas constituem novas formas de perspetivar os domínios mais representativos da aula de Português: leitura e gramática. A oportunidade deste estudo e as razões da escolha dos manuais têm a ver com a implementação de novos documentos oficiais: as Aprendizagens Essenciais, implementadas em 2018. Ora, sendo os manuais um instrumento pedagógico peculiar, realizou-se uma análise de conteúdo de alguns dos seus capítulos, no sentido de determinar os fundamentos e as relações dos domínios da Educação Literária / Leitura e da Gramática. As conclusões apontam no sentido de formas inovadoras de praticar a leitura, ao passo que o ensino da gramática se mantém basicamente inalterado.
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