A Need of language politics for the teaching of English in higher education in Brazil
A brief reflection under the light of logistic factors
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-9Palavras-chave:
Língua inglesa, Ensino/aprendizagem, Fatores logísticos, Política linguísticaResumo
Este texto versa sobre a necessidade de se repensar o ensino da língua inglesa na educação superior. O objetivo é mostrar como a dificuldade de aprendizagem dessa língua pode ser diagnosticada através de pesquisa educacional. À luz da Linguística Aplicada e da Pedagogia Crítica, este artigo desenvolve raciocínio no sentido de compreender que a simples oferta da língua inglesa, com a mera presunção de inclusão, pode não trazer os resultados desejados. Para ofertar a língua inglesa é preciso planejar, levando em consideração os fatores logísticos. Quando esses fatores não são levados em consideração, os aprendizes reagem por meio de atitudes negativas, que podem impedir a aprendizagem. Isso, de algum modo, sinaliza a necessidade de políticas linguísticas que reorientem a logística de ensinar/aprender inglês. Este artigo pretende fazer reflexão nesse sentido, apresentando resultados de uma pesquisa de cunho etnográfico, desenvolvida com alguns estudantes universitários, no Brasil, cujos dados evidenciaram atitudes negativas em relação a alguns fatores logísticos, no contexto de aprendizagem da língua inglesa. Assim, este texto está alinhado com os princípios da política linguística, levando em consideração os fatores logísticos para alcançar resultados melhores na sala de aula de língua inglesa.
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