Contribuindo na formação do leitor: propostas com duas obras infantojuvenis de Monteiro Lobato

Autores

  • Francisco das Chagas Souza Costa Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr. José Dantas Pinheiro em São João do Rio do Peixe/PB

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-6

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Leitor, Literatura infantojuvenil, Lobato

Resumo

RESUMO

Este trabalho objetivou contribuir de modo teórico e pragmático na formação do leitor crítico, por intermédio do texto literário de natureza infantojuvenil. Nesse sentido, a opção por estudar Monteiro Lobato e o seu pioneirismo na literatura infantojuvenil brasileira se constituiu um imperativo do qual não se pôde prescindir. Dentro da vasta obra infantojuvenil lobatiana, conhecida popularmente como Sítio do Picapau Amarelo, constatou-se a possibilidade do uso didático de duas obras que, coadunadas, podem representar dois elementos indispensáveis à leitura: conhecimento linguístico/gramatical e o arcabouço literário/cultural. Tratou-se, respectivemente, das obras Emília no País da Gramática e O Picapau Amarelo. Estabeleceram-se, assim, direcionamentos pedagógicos no sentido de fazer do texto literário uma ponte significativa na formação do leitor. Sugeriu-se o uso das obras no 7º ano do Ensino Fundamental, o que, contudo, não se constituiu como uma posição inflexível. Entende-se que a proposta pode ser aplicada, com as devidas adequações, em todo em toda 2ª fase do Ensino Fundamental. Assim, é preciso observar cada realidade no sentido de verificar se os discentes estão aptos a lidar com as tarefas e atividades de leitura solicitadas. Feitas as devidas ressalvas, não se tem dúvida de que o melhor modo de formar leitores críticos é "semear" o prazer pelos textos e pelo conhecimento desde os primeiros anos de vida. Nessa esteira de pensamento, a literatura infantojuvenil cumpre uma função sine qua non

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Souza Costa, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr. José Dantas Pinheiro em São João do Rio do Peixe/PB

Mestre em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade Federal de Campina Grande/CFP.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

SOUZA COSTA, F. das C. Contribuindo na formação do leitor: propostas com duas obras infantojuvenis de Monteiro Lobato. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 4, p. 114–137, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/34988. Acesso em: 21 nov. 2024.