APRESENTAÇÃO :: Diversidades sexuais, de gênero e identidade
afinidades na literatura e em outras artes e mídias
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v38-2022-00Palavras-chave:
Temporalidade Queer, Afetividades não-heteronormativas, Identidades LGBTQIAP , Literatura e outras artes e mídiasResumo
A partir da constatação de que a literatura por muito tempo privilegiou expectativas e visões de mundo heteronormativas, também foram lançadas obras com o propósito de discutir uma “temporalidade queer”, com destaque para escritores como Jack Halberstam (2005), Elizabeth Freeman (2010) e Lee Edelman (2004). Nessa direção, buscamos organizar uma contribuição, na forma deste número temático, que reúne uma gama de trabalhos acadêmicos relacionados às diversidades sexuais, de gênero e de identidade não somente em textos literários, mas também em filmes e em outras artes e mídias. Logo, a academia cumpre papel relevante ao produzir paratextos (livros, ensaios, artigos e resenhas) que discutem obras afinadas com essas diversidades, convidando seus leitores/espectadores a repensá-las, algo que reitera seu compromisso político.
Downloads
Referências
AHMED, Sarah. Queer Phenomenology: Orientations, Objects, Others. Durham: Duke University Press, 2006. https://doi.org/10.1515/9780822388074
ALÓS, Anselmo Peres. A Letra, o corpo, o desejo: masculinidades subversivas no romance latino-americano. Florianópolis: Mulheres, 2013.
BARROSO, Gustavo. A Senhora de Pangim. Rio de Janeiro: Guanabara, 1932.
BIZZIO, S. Cinismo. In: BIZZIO, S. Chicos. Buenos Aires: Interzona: 2004.
CAMARGO, Fábio Figueiredo; GARCIA, Paulo César (org.). Homocultura e Linguagens. 1. ed. Salvador (BA): Eduneb, 2016.
COCTEAU, Jean. O livro branco. Tradução de Aníbal Fernandes. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.
DEAN, Tim. The erotics of transgression. In: STEVENS, Hugh (ed.). The Cambridge Companion to Gay and Lesbian Writing. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. https://doi.org/10.1017/CCOL9780521888448.005
DIMOCK, Wai Chee. A Theory of Ressonance. PMLA, v. 112, n. 5, p. 1060-1071, 2011.
EDELMAN, Lee. No Future: Queer Theory and the Death Drive. Durham: Duke University Press, 2004. https://doi.org/10.1215/9780822385981
EVARISTO, Conceição. Beijo na face. In: Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
FELITTI, Chico. Ricardo e Vânia: O maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor. São Paulo: Todavia, 2019. E-book.
FELSKI, Rita. “Context Stinks!”. New Literary History, v. 42, n. 4, p. 573-591, 2011.
FREEMAN, Elizabeth. Time Blinds: Queer Temporalities, Queer Histories. Durham: Duke University Press, 2010. https://doi.org/10.2307/j.ctv1198v7z
FREIRE, Marcelino. Coração. In: FREIRE, Marcelino. Contos Negreiros. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.
GIRALDO, Juan G. Ramírez. Presentación. Mutatis Mutandis (Revista Latinoamericana de Traducción), Dossiê Re-sentir lo queer/cuir em la traducción ibero-americana, v. 6, n. 1, 2023.
GREEN, James N. Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2019.
GRUPO de Trabalho Homocultura e Linguagens. Disponível em: https://anpoll.org.br/2022/grupos-de-trabalhos/. Acesso em: 20 dez. 2022.
HALBERSTAM, Jack. In a Queer Time and Place: Transgender Bodies, Subcultural Lives. New York: New York University Press, 2005.
HALBERSTAM, Jack. A arte queer do fracasso. Tradução de Bhuvi Libanio. Recife: Cepe, 2020.
HALL, Radclyffe. O poço da solidão. Tradução de José Geraldo Vieira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1950.
LOPES, Denilson. O homem que amava rapazes e outros ensaios. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
LOUIS, Édouard. En finir avec Eddy Bellegueule. Paris: Seuil, 2014.
MADAME Satã. Filme dirigido por Karim Aïnouz. Produzido pela Columbia Pictures, 2002.
MAGALHÃES JÚNIOR, Raimundo. A Grande Atração. In: DAMATA, Gasparino (org.). Histórias do amor maldito. Rio de Janeiro: Record, 1967.
MITIDIERI, André Luis; CAMARGO, Fábio Figueiredo; SACRAMENTO, Sandra Maria Pereira (org.). Revisões do cânone: estudos literários e teorias contra-hegemônicas. Uberlândia: O Sexo da Palavra, 2020. E-book.
MOIRA, Amara; NASCIMENTO, Tatiana. Apresentação: Literatura LGBT+. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea (UnB), v. 61, p. 1-3, 2020. https://doi.org/10.1590/2316-4018610
NICCOLINI, Alyssa D. Affect. In: RODRIGUEZ, Nelson M. et al. (ed.). Critical Concepts in Queer Studies and Education: An International Guide for the Twenty-First Century. New York: Palgrave Macmillan, 2016. p. 05-14.
POMPÉIA, Raul. O Ateneu. 4. ed. São Paulo: Martin Claret, 2013.
PUSTIANAZ, Marco. Gay Male Literary Studies. In: SANDFORT, Theo; SCHUYF, Judith; DUYVENDAK, Jan Willem; WEEKS, Jeffrey (ed.). Lesbian and Gay Studies: An Introductory, Interdisciplinary Approach. London: Sage, 2000. p. 146-153. https://doi.org/10.4135/9781446217450.n9
RIOS, Cassandra. Uma mulher diferente [1965]. São Paulo: Brasiliense, 2005.
ROBINSON, David M. Closeted Writing and Lesbian and Gay Literature: Classical, Early Modern and Eighteenth-Century. New York: Routledge, 2016. https://doi.org/10.4324/9781315260075
RODRIGUEZ, Nelson M. et al. (ed.). Critical Concepts in Queer Studies and Education: An International Guide for the Twenty-First Century. New York: Palgrave Macmillan, 2016. https://doi.org/10.1057/978-1-137-55425-3
SACKVILLE-WEST, Vita; WOOLF, Virginia. Love Letters: Vita and Virginia. Introdução de Alison Bechdel. London: Vintage Publishing, 2021. E-book.
SAINT, Asotto (ed.). Milking black bull: 11 gay black poets. 1. ed. Sicklerville: Vega Press, 1995.
SANDFORT, Theo et al. (ed.). Lesbian and Gay Studies: An Introductory, Interdisciplinary Approach. London: Sage, 2000. https://doi.org/10.4135/9781446217450
SEDGWICK, Eve Kosofsky (ed.). Novel Gazing: Queer Readings in Fiction. Durham: Duke University Press, 1997. https://doi.org/10.1215/9780822382478
SEPULVEDA, Denize; CORREA, Renan; FREIRE, Priscila. Gêneros e sexualidades: noções, símbolos e datas. Rio de Janeiro: Ed. dos autores, 2021. E-book.
SILVA, Antônio de Pádua Dias da (org.). Memórias da Borborema 3: feminismo, estudos de gênero e homoerotismo. Campina Grande (PB): ABRALIC, 2014.
STEVENS, Hugh (ed.). The Cambridge Companion to Gay and Lesbian Writing. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. https://doi.org/10.1017/CCOL9780521888448
STOCKTON, Will. An Introduction to Queer Literary Studies: Reading Queerly. New York: Routledge, 2023. https://doi.org/10.4324/9781003132936
TELLES, Lygia Fagundes. As meninas. São Paulo: Companhia das Letras: 2009.
TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.
VESTIDO de Novia. Filme dirigido por Marilyn Solaya. Produzido pelo Instituto Cubano del Arte e Industrias Cinematográficos (ICAIC), 2014.
WALTON, Gerald. Bullying. In: RODRIGUEZ, Nelson M. et al. (ed.). Critical Concepts in Queer Studies and Education: An International Guide for the Twenty-First Century. New York: Palgrave Macmillan, 2016. p. 35-46. https://doi.org/10.1057/978-1-137-55425-3_5
WATERS, Sarah. Tipping the Velvet. London: Virago Press, 1998.
WILDE, Oscar. O retrato de Dorian Gray [1891]. Tradução de Paulo Schiller. São Paulo: Penguin-Companhia, 2012.
XXY. Filme dirigido por Lucía Puenzo. Produzido por Cinéfondation, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Yuri Jivago Amorim Caribé, Maria Rita Drumond Viana, Juliana Borges Oliveira de Morais (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.