A voz de discentes incluída em textos da esfera jornalística sobre o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-28Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial, Pandemia de covid-19, Representações discursivas, Avaliações, Mídia jornalísticaResumo
Neste artigo, apresentamos um recorte de uma pesquisa, cujo objetivo geral é mapear e analisar representações e avaliações discursivas do ensino remoto emergencial (ERE) em contexto de enfrentamento à pandemia da covid-19, e representações e identificações dos atores sociais envolvidos nesse ensino. Baseamo-nos em aportes teórico-metodológicos da abordagem dialético-relacional de Análise de Discurso Crítica, em estudos sobre a mídia jornalística e sobre o ERE. O corpus é constituído de 333 textos, publicados em 2020 e 2021 no jornal Folha de S. Paulo e na revista CartaCapital. Neste recorte, direcionamos nosso olhar para as vozes de discentes incluídas nesses textos e os resultados revelam a prevalência de avaliações do ERE que materializam valores indesejáveis, embora apontem também para uma luta interdiscursiva, uma vez que são construídas representações do ERE que, por um lado, são alinhadas a uma perspectiva de potencialidade e, por outro lado, a uma perspectiva de dificuldade e de falta.
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