Uma abordagem discursiva do gênero anúncio publicitário no ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi BOLSISTA CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL
  • Maria Aparecida Resende Ottoni

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL37-v13n1a2019-8

Palavras-chave:

Ensino, Gêneros do Discurso, Gramática do Design Visual

Resumo

Vários estudos têm revelado a importância de se investir em uma abordagem discursiva de diferentes gêneros nas aulas de Língua Portuguesa da educação básica. Contudo, há ainda uma carência de proposições que levem em conta os vários modos semióticos que constituem esses gêneros e que possibilitem uma análise sistematizada desses modos em conjunto. Nessa perspectiva, apresentamos, neste artigo, uma proposta de ensino do gênero do discurso anúncio publicitário e um relato de sua aplicação, em uma turma de oitavo ano, do ensino fundamental, de uma escola localizada na área rural do Distrito Federal. Tal proposta foi construída com base em pressupostos da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN (2006[1996]) e na abordagem bakhtiniana de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003 [1979]). Acreditamos que foi possível fazer com que o aluno percebesse que a relação entre texto e contexto é fundamental para que ele consiga ler, interpretar e produzir. Por assim ser, é imperioso destacar a necessidade de uma tessitura do saber novo com os saberes já construídos, garantindo uma prática docente ressignificativa e dinâmica, abandonando a abordagem de uma língua estática e promovendo uma concepção de língua em uma visão interativa, dependente do contexto de produção e das intenções comunicativas, contribuindo, assim, para o ensino de língua portuguesa nas salas de aula da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi, BOLSISTA CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL

Doutoranda em Estudos Linguísticos (UFU), mestre em Letras (UFU), especialista em Terapia de família (UCAM), graduada em Letras (UEG), graduada em pedagogia (IESGO). Professora efetiva da Secretaria de Educação do DF (SEDF).

Referências

ASSIS, J. A. Enunciação/enunciado. In: FRADE, I. C. A. da S.; VAL, M. da G. C.; BREGUNCI, M. das G. C. (org.). Glossário Ceale de termos de Alfabetização, leitura e escrita par educadores. Belo Horizonte: CEALE/Faculdade de Educação da UFMG. 2014. p. 1. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em: 14 ago. 2016.

BARTHES, R. A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BENJAMIN, A. H. de V. et al. Código de defesa do consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF,1998.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London/New York: Routledge, 2003. DOI https://doi.org/10.4324/9780203697078

GUISARDI, C. M. A. de A. Leitura e produção de histórias em quadrinhos: uma proposta de multiletramentos pautada na Gramática do Design Visual e em aulas do Portal do Professor, 2015. 255 f. Dissertação de mestrado. (Mestrado Profissional em Letras). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 1.ed. London. Edward Arnold, 1985.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An introduction to functional grammar. 2 ed. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to Functional Grammar. 3 ed. London: Hodder Arnold, 2004.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to Functional Grammar. 4 ed. London: Routledge, 2014. DOI https://doi.org/10.4324/9780203783771

KRESS, G.; LEEUWEN, T. van. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. New York: Oxford University, 2001.

KRESS, G.; LEEUWEN, T. van. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006. DOI https://doi.org/10.4324/9780203619728

OTTONI, M. A. R. um estudo sobre o gênero oral entrevista em telejornais. Revista Olhares e Trilhas, v. 19, n. 2, p. 25-65, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/40255/21547. Acesso em: 20 fev. 2018.

ROJO, R. H. (org.). Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. 215 p.

SANTAELLA, L. Leitura de imagens. (Coleção Como eu ensino). São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SILVA, C. C. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na Análise de Discurso Crítica, 2015. 154 f. Dissertação de mestrado (Mestrado Profissional em Letras). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

TRAVAGLIA, L. C. et al. Gêneros orais-conceituação e caracterização. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA E SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 4, 2013. Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, v. 3, n. 1, p. 1-8, 2013. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf. Acesso em: 31 jan. 2018.

TRAVAGLIA, L. C. Competência discursiva. In: FRADE, I. C. A. da S.; VAL, M. da G. C.; BREGUNCI, M. das G. C. (org.). Glossário Ceale de termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: CEALE/Faculdade de Educação da UFMG. 2014. p. 1. Disponível em:

http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/competencia-discursiva. Acesso em: 20 fev. 2018.

Downloads

Publicado

03.02.2019

Como Citar

ALVES DE ARAÚJO GUISARDI, C. M.; OTTONI, M. A. R. Uma abordagem discursiva do gênero anúncio publicitário no ensino de Língua Portuguesa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 175–210, 2019. DOI: 10.14393/DL37-v13n1a2019-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/42055. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.