Por uma indisciplinaridade sociossemiótica

construindo uma interface teórico-analítica entre a Linguística Sistêmico-Funcional e a Linguística Aplicada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-37

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Aplicada, Sistema de Avaliatividade, Discurso

Resumo

O objetivo principal deste artigo é construir uma proposta de diálogo teórico-analítico entre a Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994) e a Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2013). Para tanto, delineiam-se as bases epistemológicas e conceituais que estruturam ambas as áreas, colocando em destaque a visão de linguagem advogada por cada um dos campos do saber. À luz desse quadro de ideias e concepções, discutem-se os pontos de convergência e complementariedade entre ambos os arcabouços linguísticos com o fito de erigir os fundamentos de uma interface entre as matrizes teóricas. Após esse percurso de discussões, um exemplo de análise empreendida a partir de uma interface entre a Linguística Sistêmico-Funcional, com o auxílio do Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005), e a Linguística Aplicada é apresentado com o intuito de ilustrar o modelo de diálogo defendido e as possibilidades de tal caldeamento. Como evidenciado pela peça analítica iluminada, a articulação entre ambos os cabedais teóricos fornece um ferramental analítico dotado de categorias que, ao mesmo tempo que nos permitem mapear os dados linguísticos com maior grau de sistematicidade, viabilizam o estudo dos fenômenos discursivos para além de sua materialidade linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diego Candido Abreu, UERJ

Doutor em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores.

Referências

AMORIM, M. Lingüística Aplicada Indisciplinar. Revista Philologus, v. 43, 2009. p. 119- 125.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BENVENISTE, É. Problemas de Lingüística Geral II. Tradução Eduardo Guimarães et al. Campinas: Pontes, 1989.

BUTLER, J. Undoing Gender. Londres: Routledge, 2004. DOI https://doi.org/10.4324/9780203499627

CELANI, M. A. Afinal, o que é LA? In: PASCHOAL, Mara.; CELANI, Maria Antonieta. Linguística aplicada: da aplicação da linguística à linguística transdisciplinar. São Paulo: Educ, 1992.

FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada e visão de linguagem: por uma INdisciplinaridade radical. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, 2017. p. 1-19. DOI https://doi.org/10.1590/1984-6398201711426

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, L. F.; MOITA LOPES, L. P. Vivenciando a outridade: escalas, indexicalidade e performances narrativas de universitários migrantes. RBLA, 19 (1), 2019. p. 147-172. DOI https://doi.org/10.1590/1984-6398201913696

FREYRE, G. M. A propósito de Sociologia. In: Diário de Pernambuco. Recife, 27/07/1958. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/161519103.pdf.

FREYRE, G. M. Sobrados & Mucambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento urbano. 2. ed., v. 2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

GEE, J. An introduction to Discourse Analysis: theory and method. Londres: Routledge, 2005.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. 2. ed. Londres: Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. Londres: Longman, 1976.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. An Introduction to Functional Grammar. Londres: Routledge, 2014. DOI https://doi.org/10.4324/9780203783771

HAO, J. Analysing Scientific Discourse from a Systemic Functional Linguistic Perspective: a framework for exploring knowledge building in Biology. Abingdon: Routledge, 2020. DOI https://doi.org/10.4324/9781351241052

HJELMSLEV, L. Prolégomènes à une théorie du langage. Paris: Minuit, 2001.

IANNI, O. A Sociologia de Gilberto Freyre. Revista Anhembi. ano VIII, n. 92, v. 31, 1958.

LEFFA, V. Metodologia do ensino de línguas. In: BOHN. H; VANDRESEN, P. Tópicos em linguística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998. p. 211-236.

MARKEE, N. Applied linguistics: What's that? System, 18, 1990. p. 315-323. DOI https://doi.org/10.1016/0346-251X(90)90004-O

MARTIN, J; WHITE, P. The language of evaluation. Grã Bretanha: Pelgrave/Macmillan, 2005.

MILLER, I. Formação inicial e continuada de professores de línguas: da eficiência à reflexão crítica e ética. In: MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschriftt para Antonieta Celani. 1ed. São Paulo: Parábola Editorial, v. 1, 2013. p. 99-121.

MOITA LOPES, L. P. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. pp. 13-43.

MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada na Modernidade Recente. São Paulo: Parábola, 2013.

NÓBREGA, A. N. Narrativas e avaliação no processo de construção do conhecimento pedagógico: abordagem sociocultural e sociossemiótica. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Letras, 2009.

PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics: A Critical Introduction. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001. DOI https://doi.org/10.4324/9781410600790

PONTES DE MIRANDA, F. Introdução à sociologia geral. Rio de Janeiro: Forense, 1980.

POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

SAUSSURE, F. Cours de Linguistique Générale. BALLY, C.; SECHEHAYE, A. (org.). Paris: Payot & Rivages, 2005.

VYGOTSKY, L. The problem of the environment. In: VAN DER VEER, R; VALSINER, J. (ed.), The Vygotsky reader. Oxford, UK: Blackwell, 1994 (1934). p. 338-354.

WIDDOWSON, H. Object language and the language subject: On the mediating role of Applied Linguistics. Annual Review of Applied Linguistics 20, 2000. p. 21-33. DOI https://doi.org/10.1017/S0267190500200020

Downloads

Publicado

27.08.2024

Como Citar

ABREU, D. C. Por uma indisciplinaridade sociossemiótica: construindo uma interface teórico-analítica entre a Linguística Sistêmico-Funcional e a Linguística Aplicada. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1837, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-37. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/72278. Acesso em: 31 ago. 2024.