Olhares e dizeres sobre os afetos no processo de ensino/aprendizagem de inglês

uma análise do Platonismo como modelo de construção de inteligibilidade à luz da Psicologia Discursiva Crítica

Autores

  • Diego Candido Abreu Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / Doutorando em Estudos da Linguagem

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL37-v13n1a2019-11

Palavras-chave:

Psicologia Discursiva Crítica, Estudos do Discurso, Afeto, Platonismo, Virada Afetiva.

Resumo

O objetivo deste trabalho é gerar inteligibilidade acerca de como um conjunto de repertórios interpretativos assentados na filosofia platônica esquematiza discursivamente a reflexão de professores(as) de inglês sobre a influência dos afetos no processo de ensino/aprendizagem dessa língua. Com tal objetivo em vista e amparado teoricamente pelos preceitos da Psicologia Discursiva Crítica, me inclino sobre as construções discursivas de três docentes de inglês que alicerçaram seus posicionamentos acerca dos afetos no modelo teórico platonista. Por fim, discuto criticamente em que medida esse sistema filosófico está em (dis-/cons-) sonância com o entendimento contemporaneamente hegemônico acerca dos afetos, apontando os desdobramentos de tal (dis-)alinhamento.

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Publicado

03.02.2019

Como Citar

ABREU, D. C. Olhares e dizeres sobre os afetos no processo de ensino/aprendizagem de inglês: uma análise do Platonismo como modelo de construção de inteligibilidade à luz da Psicologia Discursiva Crítica. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 257–287, 2019. DOI: 10.14393/DL37-v13n1a2019-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41872. Acesso em: 5 nov. 2024.