Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica
o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE)
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-13Palavras-chave:
PPPLE, Línguas Pluricêntricas, Português como língua estrangeiraResumo
Este artigo trata do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), analisando essa plataforma do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como recurso para o ensino da língua com base em uma perspectiva pluricêntrica. O texto traz um histórico dos movimentos político-linguísticos que levaram à sua criação, mapeando atividades e documentos que marcaram o processo. Em seguida, analisamos o portal como recurso para o ensino, trazendo um olhar sobre suas características e um mapeamento de estudos já existentes no Brasil sobre o uso do PPPLE por professores de português. Buscamos identificar que contribuições o PPPLE tem oferecido e pode oferecer para uma gestão democrática da língua portuguesa e para a promoção da diversidade cultural da lusofonia.Downloads
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