Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica

o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE)

Autores

  • Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus
  • Gilvan Müller de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-13

Palavras-chave:

PPPLE, Línguas Pluricêntricas, Português como língua estrangeira

Resumo

Este artigo trata do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), analisando essa plataforma do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como recurso para o ensino da língua com base em uma perspectiva pluricêntrica. O texto traz um histórico dos movimentos político-linguísticos que levaram à sua criação, mapeando atividades e documentos que marcaram o processo. Em seguida, analisamos o portal como recurso para o ensino, trazendo um olhar sobre suas características e um mapeamento de estudos já existentes no Brasil sobre o uso do PPPLE por professores de português. Buscamos identificar que contribuições o PPPLE tem oferecido e pode oferecer para uma gestão democrática da língua portuguesa e para a promoção da diversidade cultural da lusofonia.

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Publicado

29.06.2018

Como Citar

JESUS, P. C. S. G. de; OLIVEIRA, G. M. de. Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica: o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE). Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 1043–1070, 2018. DOI: 10.14393/DL34-v12n2a2018-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40367. Acesso em: 8 nov. 2024.