Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica

o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE)

Autores

  • Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus
  • Gilvan Müller de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-13

Palavras-chave:

PPPLE, Línguas Pluricêntricas, Português como língua estrangeira

Resumo

Este artigo trata do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), analisando essa plataforma do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como recurso para o ensino da língua com base em uma perspectiva pluricêntrica. O texto traz um histórico dos movimentos político-linguísticos que levaram à sua criação, mapeando atividades e documentos que marcaram o processo. Em seguida, analisamos o portal como recurso para o ensino, trazendo um olhar sobre suas características e um mapeamento de estudos já existentes no Brasil sobre o uso do PPPLE por professores de português. Buscamos identificar que contribuições o PPPLE tem oferecido e pode oferecer para uma gestão democrática da língua portuguesa e para a promoção da diversidade cultural da lusofonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANTUNES, I. Gramática Contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2014.

ARAÚJO, V. C. Elaboração de roteiro didático a partir do PPPLE: relato de experiência e suas implicações. Dissertação de Mestrado. UEL. Londrina, 2016.

BIANCHETTI, L. Da chave de fenda ao laptop: tecnologia digital e novas qualificações: desafios à educação. 2.ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.

CPLP, Declaração de Díli. Declaração de Díli. 2014. Disponível em: https://www.cplp.org/Admin/Public/DWSDownload.aspx?File=%2fFiles%2fFiler%2fcplp%2fCCEG%2fX+CCEG%2fDec_Dili.pdf. Acesso em 31 de outubro de 2017.

CPLP/PAB. Plano de Ação de Brasília. 2010. Disponível em: https://iilp.files.wordpress.com/2011/06/plano-de-ac3a7c3a3o-debrasc3adlia_mar_20101.pdf. Acesso em 10 de outubro de 2017.

CPLP/PAL. Plano de Ação de Lisboa. 2014. Disponível em: http://www.cplp.org/Files/Billeder/cplp/1-Resol_PALis.pdf. Acesso em 10 de outubro de 2017.

FURTOSO, V. B.; ARAUJO, V. C.; KILLNER, M. As potencialidades do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna como Recurso Educacional Aberto. In: EL KADRI; M. S.; ORTENZI, D. I. G.; RAMOS, Samantha G. M.. Tecnologias digitais no ensino de línguas e na formação de professores: reorganizando sistemas educacionais. Campinas: Pontes, 2017.

IILP. Sociedade civil discute Plano de Ação de Brasília. Blogue do IIPL. 26 de janeiro de 2013. Disponível em: http://www.cplp.org/Files/Billeder/cplp/1-Resol_PALis.pdf Acesso em 10 de outubro de 2017.

IILP. Macau elabora unidades didáticas para o Portal do Professor do IILP. Blogue do IIPL. 21 de agosto de 2014. Disponível em: https://iilp.wordpress.com/2014/08/21/macau-elabora-unidades-didaticas-para-o-portal-do-professor-do-iilp/. Acesso em 19 de dezembro de 2017.

IILP. Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (LE)/Língua Não Materna (LNM). Blogue do IIPL. 18 de setembro de 2014. Disponível em: https://iilp.wordpress.com/2014/09/18/portal-do-professor-de-portugues-lingua-estrangeira-lelingua-nao-materna-lnm/. Acesso em 19 de dezembro de 2017.

MENDES, E. Pluricentrismo linguístico, ensino e produção de materiais de Português LE no PPPLE. In: ALVAREZ, M. L. O. GONÇALVES, L. (Orgs.). O Mundo do Português e o Português no Mundo Afora: especificidades, implicações e ações. Campinas: Pontes, 2016, p. 293-310.

MULON, K. B. G.; VARGAS, S. L. Materiais didáticos na internet para ensino de português como língua estrangeira. Revista Ao Pé da Letra. Volume 16.1. 2014.

OLIVEIRA, G. M. The system of national standards and the demolinguistic evolution of Portuguese. In: MUHR, R. (ed.). Pluricentric Languages and Non-Dominant Varieties Worldwide. Part II: The Pluricenticity of Portuguese and Spanish. New Concepts and Descriptions. Frankfurt am Main, Peter Lang GmbH, 2016a, p. 35-48.

OLIVEIRA, G. M. O Sistema de Normas e a evolução demolinguística da Língua Portuguesa. In: ALVAREZ, M. L. O. GONÇALVES, L. (Orgs.). O Mundo do Português e o Português no Mundo Afora: especificidades, implicações e ações. Campinas: Pontes, 2016b, p. 25-43.

PAIVA, V. L. M. de O. e. Entrevista. Conversa com Linguistas Aplicados. 2005. Disponível em: http://www.veramenezes.com/publicacoes.html. Acesso em 16 de outubro de 2017.

PPPLE. Portal do Professor de Português como Língua Estrangeira. Disponível em: http://www.ppple.org/. Acesso em 11 de outubro de 2017.

RETO, L.; MACHADO, F. L.; ESPERANÇA, J. P. Novo Atlas da Língua Portuguesa. Lisboa, Instituto Superior do Trabalho e do Emprego (ISCTE), 2016.

Downloads

Publicado

29.06.2018

Como Citar

JESUS, P. C. S. G. de; OLIVEIRA, G. M. de. Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica: o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE). Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 1043–1070, 2018. DOI: 10.14393/DL34-v12n2a2018-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40367. Acesso em: 21 nov. 2024.