A pedagogia intercultural como proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE)

Autores

  • Alessandra Montera Rotta UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-10

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira, Pedagogia intercultural, Consciência intercultural, Diversidade cultural, Relativismo cultural

Resumo

Este artigo apresenta os conceitos teóricos da pedagogia intercultural e suas implicações no ensino e aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE). A abordagem cultural, bastante presente no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, tem sido revista e ampliada para uma abordagem intercultural, atualmente cada vez mais levada em conta pelos pesquisadores nos estudos em língua estrangeira. Do cultural ao intercultural, a pedagogia utilizada nas dinâmicas de ensino de PLE permite maior interação entre diferentes culturas e identidades culturais presentes em sala de aula, somadas à própria cultura e língua brasileira. O desenvolvimento de uma pedagogia intercultural é o objeto de estudo desse artigo, uma vez que ela se insere nos objetivos de construção de um trabalho que leva alunos e professores a adquirir novos significados de aprendizagem e de ensino.

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Biografia do Autor

Alessandra Montera Rotta, UFU

Professora de francês  no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

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Publicado

29.06.2018

Como Citar

ROTTA, A. M. A pedagogia intercultural como proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE). Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 974–999, 2018. DOI: 10.14393/DL34-v12n2a2018-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40346. Acesso em: 25 nov. 2024.