Uma abordagem cognitivista para a leitura em sala de aula de francês língua estrangeira

Autores

  • Alessandra Montera Rotta Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-19

Palavras-chave:

leitura, representação, memória, inferência, autocontrole.

Resumo

A leitura é uma atividade familiar, mas complexa, porque implica processos cognitivos e perceptivos. A psicologia cognitiva, ciência que estuda os processos de tratamento da informação no ser humano, tem como eixo central a representação no funcionamento da linguagem. O leitor, ao levantar hipóteses, fazer predições e inferências, evocar seus conhecimentos anteriores guardados na memória, trabalha com suas capacidades cognitivas e constrói em sua mente uma representação da situação estabelecida no texto. A construção do sentido na leitura em língua estrangeira vem, pois, não apenas da decodificação das palavras, mas principalmente dos processos de alto nível que o leitor coloca em prática durante a sua leitura.

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Biografia do Autor

Alessandra Montera Rotta, Universidade Federal de Uberlândia

Professora de francês  no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

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Publicado

13.07.2011

Como Citar

ROTTA, A. M. Uma abordagem cognitivista para a leitura em sala de aula de francês língua estrangeira. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 291–309, 2011. DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-19. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12466. Acesso em: 22 dez. 2024.