Considerações sobre o ensino de PLE em contexto de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-28Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem de línguas, Português Língua Estrangeira, Novas tecnologias e Léxico, Fonologia.Resumo
O objetivo deste artigo é compartilhar as experiências vivenciadas no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia - UFU - na atividade docente de Português Língua Estrangeira - PLE - entre os anos de 2010 e 2012, tendo como público-alvo discentes provenientes de universidades estrangeiras conveniadas. Serão expostos os dados referentes à estrutura física dos cursos, formação docente, perfil discente, fundamentação teórico-metodológica da prática pedagógica e os resultados obtidos durante a atuação quando da duração do Projeto Português como Língua Estrangeira - Introdução aos Estudos de Língua e Cultura Brasileira. Os aspectos relacionados ao uso de Novas Tecnologias no ensino de PLE, a importância de metaplasmos e do Lexical Approach no ensino de léxico e a teoria de Inteligências Múltiplas serão abordados como princípios utilizados para o embasamento teórico do processo ensino-aprendizagem de língua estrangeira.
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