Ações de políticas linguísticas de internacionalização na UFPel

o papel das línguas adicionais entre demandas, desafios e potencialidades nas práticas locais de internacionalização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-67

Palabras clave:

Internacionalização, Pelotas, Formação de professores, Multilinguismo, Política linguística

Resumen

Este trabalho tem como objetivo relatar e discutir as experiências da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na implementação de políticas linguísticas (PL) localmente construídas voltadas à formação de professores, ao ensino de línguas adicionais e à discussão da PL da Universidade. O estudo foca em cinco iniciativas que compõem o cenário de internacionalização da instituição, incluindo: 1) a Rede ANDIFES Idiomas sem Fronteiras (IsF), que atua tanto na formação de professores de línguas quanto na oferta de cursos de línguas para a comunidade acadêmica; 2) a ação de mobilidade acadêmica à Alemanha como processo formativo de professores do curso de licenciatura em Alemão-Português, proporcionando experiências internacionais in loco; 3) a disciplina "Ensino de Português como Língua Adicional (PLA) na graduação, voltada para a formação de professores na área; 4) o projeto de pesquisa "Letramentos Acadêmicos em Português como Língua Adicional na UFPel: mapeamento de práticas e necessidades" e 5) o projeto de extensão “Direitos linguísticos, Universidade e Políticas Públicas”. Os resultados, a partir da análise das ações em curso e da reflexão sobre como as PL se materializam em práticas concretas no contexto universitário, apontam para a importância de abordagens localmente construídas na promoção da internacionalização, destacando o papel fundamental das línguas nesse processo. A perspectiva transversal das línguas presentes nos repertórios locais e emergência de espaços, nos quais há coexistência ou promoção do usos de mais línguas, torna-se uma ferramenta valiosa na construção de respostas a questões complexas existentes em espaços pós-coloniais e regionalmente tão distintos. Conclui-se que a articulação entre a PL institucional e as línguas adicionais nas mais diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão - que viabilizam a formação docente - são essenciais frente aos desafios que emergem na implementação de iniciativas locais plurilíngues de internacionalização no ensino superior.

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Biografía del autor/a

Helena Vitalina Selbach, UFPel

Doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora adjunta  da Universidade Federal de Pelotas. 

Lucas Löff Machado, UFPel

Doutor na área de germanística pela Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt (Alemanha). Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas.

Jael Sânera Sigales-Gonçalves, UFPel

Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas. Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado

2024-12-16

Cómo citar

SELBACH, H. V.; LÖFF MACHADO, L.; SIGALES-GONÇALVES, J. S. Ações de políticas linguísticas de internacionalização na UFPel: o papel das línguas adicionais entre demandas, desafios e potencialidades nas práticas locais de internacionalização. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1867, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-67. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74661. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

Internacionalización y enseñanza de lenguas extranjeras: perspectivas plurilingües