Ações de políticas linguísticas de internacionalização na UFPel

o papel das línguas adicionais entre demandas, desafios e potencialidades nas práticas locais de internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-67

Palavras-chave:

Internacionalização, Pelotas, Formação de professores, Multilinguismo, Política linguística

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar e discutir as experiências da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na implementação de políticas linguísticas (PL) localmente construídas voltadas à formação de professores, ao ensino de línguas adicionais e à discussão da PL da Universidade. O estudo foca em cinco iniciativas que compõem o cenário de internacionalização da instituição, incluindo: 1) a Rede ANDIFES Idiomas sem Fronteiras (IsF), que atua tanto na formação de professores de línguas quanto na oferta de cursos de línguas para a comunidade acadêmica; 2) a ação de mobilidade acadêmica à Alemanha como processo formativo de professores do curso de licenciatura em Alemão-Português, proporcionando experiências internacionais in loco; 3) a disciplina "Ensino de Português como Língua Adicional (PLA) na graduação, voltada para a formação de professores na área; 4) o projeto de pesquisa "Letramentos Acadêmicos em Português como Língua Adicional na UFPel: mapeamento de práticas e necessidades" e 5) o projeto de extensão “Direitos linguísticos, Universidade e Políticas Públicas”. Os resultados, a partir da análise das ações em curso e da reflexão sobre como as PL se materializam em práticas concretas no contexto universitário, apontam para a importância de abordagens localmente construídas na promoção da internacionalização, destacando o papel fundamental das línguas nesse processo. A perspectiva transversal das línguas presentes nos repertórios locais e emergência de espaços, nos quais há coexistência ou promoção do usos de mais línguas, torna-se uma ferramenta valiosa na construção de respostas a questões complexas existentes em espaços pós-coloniais e regionalmente tão distintos. Conclui-se que a articulação entre a PL institucional e as línguas adicionais nas mais diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão - que viabilizam a formação docente - são essenciais frente aos desafios que emergem na implementação de iniciativas locais plurilíngues de internacionalização no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Helena Vitalina Selbach, UFPel

Doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora adjunta  da Universidade Federal de Pelotas. 

Lucas Löff Machado, UFPel

Doutor na área de germanística pela Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt (Alemanha). Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas.

Jael Sânera Sigales-Gonçalves, UFPel

Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas. Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referências

ABREU-E-LIMA, D. M. de; ALMEIDA V. P. de; MORAES FILHO, W. B. Internacionalização da educação superior e formação de professores de língua estrangeira. In: ABREU-E-LIMA, D. M. de et al. Idiomas sem Fronteiras: internacionalização da educação superior e formação de professores de língua estrangeira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021. p. 9-37.

ABREU-E-LIMA, D. M. de; MORAES FILHO, W. B. The Languages without Borders Network in Brazil. World Humanities Report, CHCI, 2022.

ALTENHOFEN, C. V. Stützung des Spracherhalts bei deutschsprachigen Minderheiten: Brasilien. In: AMMON, U.; SCHMIDT, G. (org.). Förderung der deutschen Sprache weltweit Vorschläge, Ansätze und Konzepte. Berlin/Boston: De Gruyter, 2019. DOI https://doi.org/10.1515/9783110479232

ALTENHOFEN, C. V. Quantas línguas são faladas hoje no mundo? In: OTHERO, G. de A.; FLORES, V. do N. (org.). O que sabemos sobre a linguagem: 51 perguntas e respostas sobre a linguagem humana. São Paulo: Parábola, 2022. p. 53-58.

BLEGGI, A. O papel da universidade na capacitação dos discentes na proficiência em Língua Inglesa para a Internacionalização. 2019. 75 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

BRASIL. Lei n.º 12.711/12, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Poder Executivo, Brasília, DF, 30 de agosto de 2012. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm.

BRASIL. Decreto nº 7387/2010, de 9 de dezembro de 2010. Poder Executivo, Brasília, DF, 10 de dezembro de 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7387.htm.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre Língua Brasileira de Sinais. Poder Executivo, Brasília, DF, 25 abril de 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm.

BRASIL. Resolução nº 73, de 06 de julho de 2022. Cria o Curso de LIBRAS/Literatura Surda no Centro de Letras e Comunicação - CLC da UFPel. Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/scs/files/2022/07/Res.-73.2022.pdf.

BULLA, G. da S.; KUHN, T. Z. Português como Língua Adicional no Brasil - perfis e contextos implicados. ReVEL, v. 18, n. 35, p. 1-28, 2020.

CASTELANO RODRIGUES, F. Internacionalização e políticas linguísticas na educação superior no Brasil. Apresentação na mesa redonda “La institucionalidad de la lengua” no 5o. Congreso Latinoamericano de Glotopolítica (CLAGlo). Montevidéu/Uruguai, julho/2022.

CERQUEIRA, F. V. Serra dos Tapes: mosaico de tradições étnicas e paisagens culturais. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E TRADIÇÃO, 4, 2010. Anais… Pelotas: UFPel. Disponível em: https://simpufpel.wordpress.com/wp-content/uploads/2010/09/mesa-serra-dos-tapes.pdf.

DAMASCENO, V. D.; SELBACH, H. V. O Programa Português para Estrangeiros: panorama de ações e contribuições para a educação de professores de PLA. Entretextos, v. 21, n. 3 Esp., p. 151-162, 2021. DOI https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p151

DE SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: B. DE SOUSA SANTOS, B.; MENESES, M. P. (ed.), Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

DE WIT, H. The future of internationalization of higher education in challenging global contexts. ETD: Educação Temática Digital, v. 22, n. 3, p. 538–545, 2020. DOI https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659471

DIEL, R. S.; MARTINS; L. B.; LEBEDEFF, T. B. Mobilidade internacional para estudantes surdos: as lacunas das políticas linguísticas de universidades. Revista de Estudos de Cultura, v. 9, n. 23, p. 109-121, 2023. DOI https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20574

ECHEVERRÍA-KING, L. F.; CHIAPPA, R.; LEAL, F.; CASTIELLO-GUTIÉRREZ, S. Análisis de políticas públicas de apoyo a la internacionalización de la educación superior en América Latina: un balance. Revista de Educación Superior en América Latina, p. 36-40, 2023.

FINARDI, K.; MENDES, A. R.; DA SILVA, K. Tensões e Direções das Internacionalizações no Brasil: entre a Competição e a Solidariedade. Revista Education Policy Analysis Archives – EPAA/AAPE, v. 30, n. 58, p. 1-21, 2022. DOI https://doi.org/10.14507/epaa.30.6823

GRILLI, M. Alemão como língua estrangeira e a didática do plurilinguismo no Brasil e na Europa. Pandaemonium Germanicum, v. 19, n. 27, p. 175–202, abr. 2016. DOI https://doi.org/10.11606/1982-88371927175202

GOGOLIN, I. Der monolinguale Habitus der multilingualen Schule. Viena: Waxmann, 1994.

HEPP, A. C. A. dos S.; FALKOWSKI, M. S.; LÖFF MACHADO, L.; SELBACH, H. V. Ações desenvolvidas pelo projeto Idiomas sem Fronteiras Nucli UFPel - de 2022 a 2023 e a sua contribuição para a internacionalização. In: CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA (9. SIIEPE/UFPel), 11, 2023. Anais… Pelotas: UFPel. 2023, p. 656-659. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/files/2023/12/Educac%CC%A7a%CC%83o_rev1.pdf.

KNIGHT, J. Internationalization remodeled: Definition, approaches and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5–31, 2004. DOI https://doi.org/10.1177/1028315303260832

JUDD, E. L.; TAN, L.; WALBERG, H. J. Teaching additional languages. Stanford: International Academy of Education, 2001.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student Writing in Higher Education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157–172, 1998. DOI https://doi.org/10.1080/03075079812331380364

LEAL, F.; FINARDI, K. R.; ABBA, M. J. Perspectives and Challenges of Internationalising Higher Education from and for the Global South. In: WOLDEGIORGIS; E. T.; YU, C. Q. (ed.). Critical Reflections on the Internationalisation of Higher Education in the Global South (Diverse Perspectives on Creating a Fairer Society). Leeds: Emerald Publishing Limited, 2024. p. 33-47. DOI https://doi.org/10.1108/978-1-80455-778-520241003

LEAL, F. G.; MORAES, M. C. B. Decolonialidade como epistemologia para o campo teórico da internacionalização da educação superior. Education Policy Analysis Archives, v. 26, n. 87, p. 1-29, 2018. DOI https://doi.org/10.14507/epaa.26.3026

LILLIS, T.; SCOTT, M. Defining academic literacies research: issues of epistemology, ideology and strategy. Journal of Applied Linguistics, Sheffield, v. 4, n. 1, p. 5–32, 2007. DOI https://doi.org/10.1558/japl.v4i1.5

LIMBERGER, B. K. Processamento da leitura e suas bases neurais: um estudo sobre o hunsriqueano. 2018. 269 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MARQUES-SCHÄFER, G.; SANT’ANNA B. F., E. Der Beitrag einer vom DAAD finanzierten Studienreise zur Ausbildung von angehenden DaF-Lehrenden. Informationen Deutsch als Fremdsprache, v. 47, n. 5, p. 570-593, 2020. DOI https://doi.org/10.1515/infodaf-2020-0088

MARTIN-JONES, M.; CASTANHEIRA, M. L.; MATTOS, A. M. de A. The Changing Language and Literacy Landscapes of Brazilian Universities. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 24 n. 1, 2024. DOI https://doi.org/10.1590/1984-6398202444988

MOITA LOPES, L. P. Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 85–107.

MOTTA-ROTH, D.; SCHERER, A. S.; SCHMIDT, A. P. C.; SELBACH, H. V.; PRETTO, A. de M. Letramentos acadêmicos em comunidades de prática: culturas disciplinares. Letras, v. 26, n. 52, p. 111-134, jan./jun. 2016. DOI https://doi.org/10.5902/2176148525326

NAVARRO, F.; LILLIS, T.; DONAHUE, T.; CURRY, M. J.; ÁVILA REYES, N.; GUSTAFSSON, M.; ZAVALA, V.; LAURÍA, D.; LUKIN, A.; MCKINNEY, C.; FENG, H.; MOTTA-ROTH, D. Manifesto: Reconsideração do Inglês como Língua Franca em Contextos Acadêmico-Científicos. Revista da Anpoll, v. 54, n. 1, e1926, p. 1-10, 2023. DOI https://doi.org/10.18309/ranpoll.v54i1.1926

PELOTAS. Portaria nº 1.557, de 06 de outubro de 2010. Dispõe sobre a criação do Curso de Licenciatura Letras - Português e Alemão. CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE (CONSUN), 2010.

PONSO, L. Transnacionalidade da Língua Portuguesa, política linguística externa e cooperação acadêmica Sul-Sul nos governos Lula da Silva-Dilma Rousseff (2003 - 2016). REVISTA DA ABRALIN, v. 17, p. 120-140, 2019. DOI https://doi.org/10.25189/rabralin.v17i2.521

RAMIRES, H. R.; SELBACH, H. V. “Aspectos da cultura brasileira”: reflexões sobre os primeiros cursos de Português como Língua Adicional da parceira UFPel - SUSE. In: CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPEL, 2023, 5, Pelotas. Anais… Pelotas: Ed. da UFPel, 2023. p. 770-773. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/files/2023/12/Educac%CC%A7a%CC%83o_rev1.pdf.

ROCHA, E. D. da; GASPAROTTO, A. Apontamentos sobre os processos seletivos específicos de Estudantes Indígenas e Quilombolas na UFPel (2015-2023). 9 Congresso de Ensino de Graduação. Semana Integrada UFPel. Anais… Pelotas: UFPel, 2023. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2023/G5_06658.pdf.

SANTOS, F. S.; ALMEIDA FILHO, N. de. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2012. DOI https://doi.org/10.14195/978-989-26-0573-9

SCHLATTER, M.; BULLA, G. da S.; COSTA, E. V. da. Português como Língua Adicional: uma entrevista com Margarete Schlatter. ReVEL, v. 18, n. 35, p. 489-508, 2020.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Educação linguística e aprendizagem de uma

língua adicional na escola. In: Referenciais curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens, códigos e suas tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação/Departamento Pedagógico, 2009.

SELBACH, H. V.; KLEE, M. M.; MORAES, E. T. UFPel's Internationalization at Home: exploring challenges and outcomes. Revista de Estudos de Cultura, v. 91, n. 23, p. 333-348, 2024. DOI https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20729

SEVERO, C. G. Políticas linguísticas e direitos linguísticos: revisão teórica e desafios contemporâneos. In: SEVERO, C. G. (org.). Políticas e direitos linguísticos: revisões teóricas, temas atuais e propostas didáticas. 1 ed. Campinas: Pontes, 2022. p. 25-60.

SIGALES-GONÇALVES, J. S. A noção de deveres linguísticos e sua contribuição para a configuração do Direito Linguístico no Brasil. Travessias Interativas, v. 22, p. 256-278, 2020.

SIGALES-GONÇALVES, J. S.; OLIVEIRA-PEREIRA, V. E.; ZOPPI-FONTANA, M. G. Instrumento linguístico-jurídico: direito, universidade e nacionalidade na produção de saberes sobre a língua. Porto das Letras, v. 9, p. 168-194, 2023.

SOUZA, V. V. S.; CÓRDULA, M. S. M.; DE PAULA, V. A. F.; MORAES FILHO, W. B. De concepções a práticas de internacionalização: o caso do Programa de Formação para Internacionalização (PROINT-UFU). Estudos Linguísticos e Internacionalização na Educação Superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. Fundação Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul: CLEUEMS|UUC, 2023.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

UFPEL. Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Resolução n. 06/2018, de 21 de abril de 2018. Aprova o plano de planejamento estratégico de internacionalização da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, 2018. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/scs/files/2018/06/SEI_Resolu%C3%A7%C3%A3o062018.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.

UFPEL. Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Resolução 01/2020, de 20 de fevereiro de 2020. Institui a política linguística da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). https://wp.ufpel.edu.br/clc/politica-linguistica-da-ufpel/. Acesso em: 21 jul. 2024.

Downloads

Publicado

16.12.2024

Como Citar

SELBACH, H. V.; LÖFF MACHADO, L.; SIGALES-GONÇALVES, J. S. Ações de políticas linguísticas de internacionalização na UFPel: o papel das línguas adicionais entre demandas, desafios e potencialidades nas práticas locais de internacionalização. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1867, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-67. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74661. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras no Brasil numa perspectiva plurilíngue