Políticas linguísticas e internacionalização

perspectivas plurilíngues no ensino, pesquisa, extensão e inovação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-75

Palabras clave:

Internacionalização, Língua estrangeira, Instituto Federal, Plurilinguismo, Ensino de idiomas

Resumen

No âmbito dos Institutos Federais, a internacionalização tem ganhado cada vez mais espaço nos debates e gerado a demanda para que políticas e programas direcionados ao tema sejam criados, implementados e avaliados. Inerente a todo esse processo, segue a necessidade de fomento e fortalecimento do ensino de línguas estrangeiras como um de seus principais instrumentos viabilizadores. O pressuposto básico deste trabalho é que ele deve ser realizado a partir de uma abordagem plurilinguística no contexto educacional, de forma a respeitar, acolher e valorizar a multiculturalidade – cuja expressão basilar é a língua. Nesse cenário, o presente texto se propõe a apresentar uma contextualização da visão de internacionalização e sua relação com o ensino de idiomas que está sendo desenvolvida em três instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT): o IFPR campus Colombo, o IFF campus Bom Jesus do Itabapoana e o IFPA campus Castanhal. Embora não seja exaustiva, a análise desses casos pontuais e ilustrativos permite ao leitor refletir sobre como um fio condutor comum pode ser (e está sendo) aplicado de forma pragmática a partir das mais diversas condições. Eles ilustram como os pilares que expressam a missão dos Institutos Federais – ensino, pesquisa, extensão e inovação –, são ferramentas essenciais para promover o ensino de línguas dentro de uma estratégia abrangente de internacionalização da educação.

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Biografía del autor/a

Priscila Célia Giacomassi, IFPR

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná. 

Ana Cecilia Soja, IFF

Doutorado em Ciências - área Astronomia, na Universidade de São Paulo. Professora do Instituto Federal Fluminense. 

Luis André Luz Barbas, IFPA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Citas

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Publicado

2024-12-28

Cómo citar

GIACOMASSI, P. C.; SOJA, A. C.; BARBAS, L. A. L. Políticas linguísticas e internacionalização: perspectivas plurilíngues no ensino, pesquisa, extensão e inovação. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1875, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-75. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74613. Acesso em: 1 ene. 2025.

Número

Sección

Internacionalización y enseñanza de lenguas extranjeras: perspectivas plurilingües

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