A língua portuguesa em São Tomé e Príncipe

pluricentrismo, colonialidade e ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-59

Palabras clave:

Português de São Tomé e Príncipe, Pluricentrismo, Ensino

Resumen

Este artigo aborda o pluricentrismo da língua portuguesa, focando na presença do idioma em São Tomé e Príncipe (STP). A norma linguística do português dotada de prestígio em STP, reforçada pelo governo e ensino, é a do Português de Portugal, ainda que o português de STP (PSTP) tenha características únicas, surgidas, sobretudo, da vivência com as línguas crioulas e da transmissão irregular do idioma. Ao analisar alguns dados históricos, documentos oficiais e práticas de ensino relevantes, entende-se que o projeto colonial de supressão das identidades linguísticas firmado em STP não só foi central na construção da realidade linguística do arquipélago, mas também persiste no apagamento da diversidade linguística local e na desvalorização atribuída às variedades de língua portuguesa de STP, vistas negativamente pelos próprios falantes.  Essas normas consideradas desviantes, que reafirmam o pluricentrismo do português, são ignoradas na legislação educativa e nos manuais empregados, conquanto estudantes e professores apresentem dificuldades com a norma alvo. Ademais, a demanda por ajuda externa de STP, especificamente na produção de material didático e formação docente, contribui para um cenário de monocentrismo e de práticas monocêntricas e mutiladoras.

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Biografía del autor/a

Ana Maria Santiago, UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Amanda Balduino, UNICAMP

Professora Doutora – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2023-12-05

Cómo citar

SANTIAGO, A. M.; BALDUINO, A. A língua portuguesa em São Tomé e Príncipe: pluricentrismo, colonialidade e ensino. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1759, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-59. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/70284. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Línguas pluricêntricas em seu percurso histórico e na atualidade

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