Competência comunicativa e ensino de português como segunda língua

análise de subcompetências no discurso de um anglófono de nível avançado

Autores/as

  • Eugênia Magnólia da Silva Fernandes University of California, Davis http://orcid.org/0000-0001-6268-4522
  • Sara Domingos de Sousa Araujo Universidade de Brasília Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-7

Palabras clave:

Ensino de português como segunda língua, Competência comunicativa, Entonação, Celpe-Bras.

Resumen

Este artigo tem por objetivo principal identificar os componentes da Competência Comunicativa (CC) utilizados por um falante no nível avançado de língua portuguesa como segunda língua. O aluno foi exposto a uma situação real de uso da língua-alvo, por meio de entrevista semiestruturada, com o objetivo de tornar a interação o mais natural possível. Utilizamos o modelo de composição da CC sugerido por Almeida Filho em 2009 e explicitamos, em fragmentos, cada um dos subcomponentes utilizados pelo falante durante toda a entrevista. O objetivo deste trabalho é, também, trazer para o plano concreto os conceitos relativos à CC e demonstrar o caminho cognitivo percorrido pelo aprendiz para a aquisição de uma língua estrangeira.

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Publicado

2018-06-29

Cómo citar

FERNANDES, E. M. da S.; ARAUJO, S. D. de S. Competência comunicativa e ensino de português como segunda língua: análise de subcompetências no discurso de um anglófono de nível avançado. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 892–909, 2018. DOI: 10.14393/DL34-v12n2a2018-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/39972. Acesso em: 22 jul. 2024.

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