Análise multimodal – estudo dos recursos semióticos em textos de livro didático do 7º ano sob a perspectiva Sistêmico-Funcional

Autores/as

  • Jeniffer Streb da Silva Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.
  • Noara Bolzan Martins Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-28

Palabras clave:

Metafunção Representacional, Metafunção Ideacional, Relação Intersemiótica, Livro Didático, Língua Portuguesa

Resumen

O nosso objetivo com este estudo é analisar a relação intersemiótica de texto multimodal, em uma seção de leitura de um livro didático de Língua Portuguesa do 7º ano. Esta análise foi realizada através das categorias que constituem a metafunção ideacional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e representacional (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e por meio do estudo das categorias de status (MARTINEC; SALWAY, 2005). Percebemos que um texto pode ser carregado de elementos verbais e visuais, e cada modalidade interfere na outra no sentido de manter/reforçar ou gerar determinados sentidos. Precisamos entender que ambas as modalidades são elementos inerentes um ao outro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jeniffer Streb da Silva, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

Noara Bolzan Martins, Centro Universitário Franciscano

Licenciada em Letras Português e Inglês e respectivas Literaturas pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (Santa Maria/ RS). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Santa Maria.

Atualmente é professora e pesquisadora do Centro Universitário Franciscano pelo curso de Letras.

Citas

BEZEMER, J.; KRESS, G. Changing Text: A Social Semiotic Analysis of Textbooks. Designs for Learning, v. 3, n. 1-2. p. 10-29, 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.16993/dfl.26> Acesso em 31 jun. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRITO, R. C. L.; PIMENTA, S. M. O. A Gramática do Design Visual. In: LIMA, C. H. P.; PIMENTA, S. M. O.; AZAVEDO, A. M. T. Incursões Semióticas: Teoria e Prática de Gramática, Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crítica do Discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009. p. 87-117.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. - 1 ed. - São Paulo: Mercado de Letras, 2014.

GRAY, J. The construction of English. Great Britain: Palgrave Macmillan, 2010. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1057%2F9780230283084. Acesso em 28 jun. 2017.

GUO, L. Multimodality in a Biology Textbook. In: O'HALLORAN, K. (org.) Multimodal Discourse Analysis: Sistemic-Functional Perspectives. London/ New York: Continuum, 2004. p. 196-219.

HALLIDAY, M.A.K. Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1985.

______. Introduction to Functional Grammar, 2ª edição, London: Edward Arnold, 1994.

______; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to Functional Grammar. 3ª edição. London: Edward Arnold, 2004.

JEWITT, C.; KRESS, G. Multimodal literacy. New York: Peter Lang Publishing, 2003.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. 1. ed. London: Routladge, 1996.

______. Reading Images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.

LIMA, C. H. P.; SANTOS, B. S. Contextualizando o Contexto: Um conceito Fundamental na Semiótica Social. In: LIMA, C. H. P.; PIMENTA, S. M. O.; AZAVEDO, A. M. T. Incursões Semióticas: Teoria e Prática de Gramática, Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crítica do Discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009. p. 30-47.

NASCIMENTO, R. G. Research genres and multiliteracies: channelling the audience’s gaze in powerpoint presentations. 2012, 231f. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Federal de Santa Catarina: Santa Catarina. 2012.

MARTINS, N. B. BORTOLUZZI, V. I. CRISTINO, J. T. Linguística Sistêmico-Funcional e Multimodalidade: as representações do imaginário em videonarrativa. Domínios de Lingu@gem. v. 8, n. 1, p. 15-33, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23584/14585. Acesso em 08 jun. 2016.

MARTINEC, R. SALWAY, A. A system for image-text relations in new (and old) media. SAGE Publications: London, Thousand Oaks, CA and New Delhi: p.337-371. 2005. Disponível em <http://vcj.sagepub.com/vol.4>. Acesso em 27 ago. 2016.

MATENCIO, M. de L. M. Atividades de (re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. In: Revista Scripta, v. 6, n. 11. Belo Horizonte: PUC Minas. 2001. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12453. Acesso em 29 jun. 2017.

OLIVEIRA, T. A.; SILVA, E. G. O.; SILVA, C. O.; ARAÚJO, L. A. M. Tecendo Linguagens, 7º anoN - 4 ed. - São Paulo: IBEP, 2015.

SANTOS, J. M. Letramento Multimodal e o texto em sala de aula. Brasília, 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística), Departamento de Linguística, Língua e Vernácula, Universidade de Brasília.

SEGATTO, L. S.; KNOLL, G. F. Análise dos recursos multimodais em texto publicitário impresso. SIGNO. Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 66-83, jan./jun. 2013. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo. Acesso em 04 abr. 2016.

SOARES, M. Novas práticas de leitura na Cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 25 abr. 2016.

Publicado

2017-10-01

Cómo citar

DA SILVA, J. S.; MARTINS, N. B. Análise multimodal – estudo dos recursos semióticos em textos de livro didático do 7º ano sob a perspectiva Sistêmico-Funcional. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 3, p. 1045–1074, 2017. DOI: 10.14393/DL30-v11n3a2017-28. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/37293. Acesso em: 22 nov. 2024.