Análise multimodal – estudo dos recursos semióticos em textos de livro didático do 7º ano sob a perspectiva Sistêmico-Funcional
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-28Palavras-chave:
Metafunção Representacional, Metafunção Ideacional, Relação Intersemiótica, Livro Didático, Língua PortuguesaResumo
O nosso objetivo com este estudo é analisar a relação intersemiótica de texto multimodal, em uma seção de leitura de um livro didático de Língua Portuguesa do 7º ano. Esta análise foi realizada através das categorias que constituem a metafunção ideacional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e representacional (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e por meio do estudo das categorias de status (MARTINEC; SALWAY, 2005). Percebemos que um texto pode ser carregado de elementos verbais e visuais, e cada modalidade interfere na outra no sentido de manter/reforçar ou gerar determinados sentidos. Precisamos entender que ambas as modalidades são elementos inerentes um ao outro.Downloads
Métricas
Referências
BEZEMER, J.; KRESS, G. Changing Text: A Social Semiotic Analysis of Textbooks. Designs for Learning, v. 3, n. 1-2. p. 10-29, 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.16993/dfl.26> Acesso em 31 jun. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRITO, R. C. L.; PIMENTA, S. M. O. A Gramática do Design Visual. In: LIMA, C. H. P.; PIMENTA, S. M. O.; AZAVEDO, A. M. T. Incursões Semióticas: Teoria e Prática de Gramática, Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crítica do Discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009. p. 87-117.
FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. - 1 ed. - São Paulo: Mercado de Letras, 2014.
GRAY, J. The construction of English. Great Britain: Palgrave Macmillan, 2010. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1057%2F9780230283084. Acesso em 28 jun. 2017.
GUO, L. Multimodality in a Biology Textbook. In: O'HALLORAN, K. (org.) Multimodal Discourse Analysis: Sistemic-Functional Perspectives. London/ New York: Continuum, 2004. p. 196-219.
HALLIDAY, M.A.K. Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1985.
______. Introduction to Functional Grammar, 2ª edição, London: Edward Arnold, 1994.
______; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to Functional Grammar. 3ª edição. London: Edward Arnold, 2004.
JEWITT, C.; KRESS, G. Multimodal literacy. New York: Peter Lang Publishing, 2003.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. 1. ed. London: Routladge, 1996.
______. Reading Images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.
LIMA, C. H. P.; SANTOS, B. S. Contextualizando o Contexto: Um conceito Fundamental na Semiótica Social. In: LIMA, C. H. P.; PIMENTA, S. M. O.; AZAVEDO, A. M. T. Incursões Semióticas: Teoria e Prática de Gramática, Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crítica do Discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009. p. 30-47.
NASCIMENTO, R. G. Research genres and multiliteracies: channelling the audience’s gaze in powerpoint presentations. 2012, 231f. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Federal de Santa Catarina: Santa Catarina. 2012.
MARTINS, N. B. BORTOLUZZI, V. I. CRISTINO, J. T. Linguística Sistêmico-Funcional e Multimodalidade: as representações do imaginário em videonarrativa. Domínios de Lingu@gem. v. 8, n. 1, p. 15-33, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23584/14585. Acesso em 08 jun. 2016.
MARTINEC, R. SALWAY, A. A system for image-text relations in new (and old) media. SAGE Publications: London, Thousand Oaks, CA and New Delhi: p.337-371. 2005. Disponível em <http://vcj.sagepub.com/vol.4>. Acesso em 27 ago. 2016.
MATENCIO, M. de L. M. Atividades de (re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. In: Revista Scripta, v. 6, n. 11. Belo Horizonte: PUC Minas. 2001. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12453. Acesso em 29 jun. 2017.
OLIVEIRA, T. A.; SILVA, E. G. O.; SILVA, C. O.; ARAÚJO, L. A. M. Tecendo Linguagens, 7º anoN - 4 ed. - São Paulo: IBEP, 2015.
SANTOS, J. M. Letramento Multimodal e o texto em sala de aula. Brasília, 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística), Departamento de Linguística, Língua e Vernácula, Universidade de Brasília.
SEGATTO, L. S.; KNOLL, G. F. Análise dos recursos multimodais em texto publicitário impresso. SIGNO. Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 66-83, jan./jun. 2013. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo. Acesso em 04 abr. 2016.
SOARES, M. Novas práticas de leitura na Cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 25 abr. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.