Modalização em artigos científicos da área da Linguística

Autores/as

  • Valdete Andrade Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Luiz Carlos Travaglia Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-17

Palabras clave:

Artigo científico, Modalidades, Argumentação

Resumen

Este estudo tem por objetivo analisar as modalidades no gênero artigo científico da área da Linguística e as funções que elas exercem como marcadores de atitudes do falante, verificando sua relação com a argumentatividade nesse gênero de texto. Sabemos que ao produzir textos as pessoas sempre os modalizam. Nossa hipótese é que nos artigos científicos as modalidades têm funções ligadas à argumentação. Para o desenvolvimento da pesquisa, fizemos um estudo teórico do texto e do discurso sob o ponto de vista de Bakhtin (1997) e Travaglia (1991), e investigamos a estrutura argumentativa desse gênero, tomando como base teórica Perelman e Olbrechts-Tyteca (2002). A metodologia que optamos é de caráter qualitativo, focalizando os aspectos linguísticos e sociais do gênero artigo científico da área da Linguística. Neste estudo, observamos que, para ganhar a adesão do leitor, os autores utilizam as modalidades epistêmicas em toda a construção do texto, entretanto, verificamos que esse tipo de modalidade apresenta diferentes funções para cada uma das partes da superestrutura do texto. Já a modalidade volitiva aparece apenas na introdução e no final da conclusão para marcar intenções e pretensões. Observamos também que nos artigos científicos as modalidades mais usadas são as epistêmicas, aléticas e deônticas, enquanto as volitivas e imperativas pouco aparecem.

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Biografía del autor/a

Luiz Carlos Travaglia, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor e pesquisador na área de Língua Portuguesa e Linguística do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Site: www.ileel.ufu.br/travaglia

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Publicado

2017-08-02

Cómo citar

ANDRADE, V.; TRAVAGLIA, L. C. Modalização em artigos científicos da área da Linguística. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 3, p. 822–850, 2017. DOI: 10.14393/DL30-v11n3a2017-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/37206. Acesso em: 22 nov. 2024.