“Muita intelectualidade e pouco futebol”

discursos sobre um jogador que lê

Autores/as

  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL23-v10n3a2016-16

Palabras clave:

Leitura, Discurso, Jogador-leitor

Resumen

O presente artigo toma como ponto de partida a publicação de um fato, corporificado em várias notícias, em diferentes sites da web, no mês de março de 2015. Tal fato refere-se à criação de um blog de leitura, por parte do zagueiro do Flamengo, Wallace. Levando em conta as discussões suscitadas por Roger Chartier a respeito da leitura como prática cultural, em confluência com as noções de discurso e enunciado, na proposição do método arqueológico, postulado por Michel Foucault, objetivamos, neste artigo, analisar algumas notícias e comentários de leitores das respectivas notícias em torno da criação do blog de Wallace, com vistas a descrever e interpretar determinadas representações que constroem a imagem do jogador-leitor, atentando para os efeitos de sentido e as redes de memória presentes na constituição desses discursos. Metodologicamente, este estudo apresenta um viés descritivo-interpretativo, cuja abordagem segue uma direção eminentemente qualitativa. O corpus é composto por duas notícias e quatro comentários acerca do blog de Wallace, veiculados em sites e blogs brasileiros. As análises demonstram a existência de uma variação nos modos de enunciar acerca de Wallace. Acreditamos que essa variação está articulada aos reflexos que a existência de um jogador-leitor incide na produção de discursos naturalizados sobre a leitura, na exterioridade dos enunciados acerca dessa prática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ABREU, M. Diferentes maneiras de ler, Memória, Campinas, 2001a. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Marcia/marcia.htm. Acesso em: 30. dez. 2015.

______. Diferença e desigualdade: preconceitos em leitura. In: MARINHO, M. (Org.). Ler e navegar: percursos de leitura. Campinas: Mercado das Letras, ALB, 2001b. p. 139-157.

BAYARD, P. Como falar dos livros que não lemos? Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

BARTHES, R. O rumor da língua. Trad. António Gonçalves. Lisboa: Edições 70, 1987.

BURKE, P. A Escola de Annales (1929-1989): a revolução da historiografia francesa. São Paulo: Editora da UNESP, 2010.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. artes do fazer. Trad. Ephraim F. Alves. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manoela Galhardo. Lisboa: DIFEL, 1990.

______. O mundo como representação, Estudos Avançados, São Paulo, 11(5), p. 173-191, 1991. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141991000100010

______. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/ Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1998a.

______. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XVI e XVIII. Trad. Mary Del Priore. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998b.

______. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora da UNESP, 2003.

COURTINE, J. J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUSCar, 2009.

CURCINO, L. Discursos sobre a leitura: uma análise da emergência e remanência de certas representações do leitor na atualidade. In: ENCONTRO EM ANÁLISE DO DISCURSO, 4, 2013, Araraquara. Anais... Araraquara: FCL/UNESP, 2013, p.139-148. Disponível em: http://www.fclar.unesp.br/Home/PosGraduacao/StrictoSensu/LinguisticaeLinguaPortuguesa/anais-iv-ead.pdf. Acesso em: 12. jul. 2014.

_______. Metamorfoses da autoria na contemporaneidade: a função autor em tempos de circulação virtual de textos. In: PIOVEZANI, C.; CURCINO, L.; SARGENTINI, V. Presenças de Foucault na Análise do Discurso. São Carlos: EdUFSCAR, 2014, p. 81-94.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 19. ed. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

________. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FISCHER, R. M. B. Foucault. In: OLIVEIRA, L. A. Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p.123-151.

KFOURI, J. Prefácio. In: Sócrates, o brasileiro: as crônicas do doutor em Carta Capital. São Paulo: Confiança, 2012, p.12-13.

OLIVEIRA, R. P. Favoritos do público: uma análise das práticas de leitura da comunidade virtual Skoob, Desenredo, Passo Fundo, v.11, n.1, p. 70-91, jan./jun. 2015. http://dx.doi.org/10.5335/rdes.v11i1.4968

RUBIÃO, A. Um elefante na sala de estar. In: MACEDO, A. (Org.). Coletivo 21: antologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p.19-24.

SALGADO, L. A leitura como um bem: slogan e consenso. In: ______.; MOTTA, A. R. (Orgs.). Fórmulas discursivas. São Paulo: Contexto, 2011, p. 151-162.

SIMÕES. O poder de afetação das celebridades. In: FRANÇA, V. et al. Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014, p. 209-225.

SOUSA, M. E. V. Histórias e possibilidades de pesquisa em leitura. In: SOUSA, M. E. V.; ASSIS, C. (Org.). Pesquisa em língua portuguesa: da construção do objeto à perspectiva analítica. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014. (Coleção Todas as Letras, 13), p.137-168.

VARELLA, S. G.; CURCINO, L. Discursos sobre a leitura: uma análise de vídeo-campanhas em prol dessa prática, Desenredo, Passo Fundo, v.10, n.2, p.337-354, jul./dez. 2014. http://dx.doi.org/10.5335/rdes.v10i2.4157

Publicado

2016-08-26

Cómo citar

VIEIRA DA SILVA, F. “Muita intelectualidade e pouco futebol”: discursos sobre um jogador que lê. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1095–1111, 2016. DOI: 10.14393/DL23-v10n3a2016-16. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/32882. Acesso em: 21 nov. 2024.