Redes de memória e efeitos de sentido em discursos sobre telenovelas no gênero comentário online

Autores

  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Luís da Silveira Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL13-v7n1a2013-11

Palavras-chave:

memória, efeitos de sentido, gênero comentário online.

Resumo

Este trabalho se inscreve no quadro teórico da Análise do Discurso de linha francesa (doravante AD) e procura descrever/interpretar os efeitos de sentido e as redes de memória que emergem dos discursos sobre telenovelas, a partir dos enunciados presentes no gênero comentário online sobre notícias publicadas no site do jornal Folha de São Paulo. Desse modo, procuramos investigar de que forma os enunciados que versam sobre a temática da telenovela atualizam outros enunciados, dialogam com outros dizeres, de modo a demarcar a heterogeneidade do discurso. Nesse aspecto, pautamo-nos teoricamente nas discussões sobre discurso, sentido e memória discursiva suscitadas por Pêcheux (1988; 1999; 2006) e no conceito de enunciado postulado por Foucault (2010). Além disso, no intuito de contextualizar nosso gesto de leitura, dialogaremos com as pesquisas que tomam a telenovela como objeto de estudo, mais especificamente as reflexões teórico-analíticas de Junqueira (2009) e Lopes, Borelli e Resende (2002). Os resultados revelam que o leitor, ao enunciar discursivamente sobre a temática da telenovela, traz à tona diferentes vozes oriundas da memória discursiva que elucidam, portanto, a natureza heterogênea dos discursos produzidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING).

Luís da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande

Graduando do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande, membro do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa da FURG - RS.

Downloads

Publicado

30-06-2013

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, F.; DA SILVEIRA, . L. Redes de memória e efeitos de sentido em discursos sobre telenovelas no gênero comentário online. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 207–223, 2013. DOI: 10.14393/DL13-v7n1a2013-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/21746. Acesso em: 21 maio. 2022.