Redes de memória e efeitos de sentido em discursos sobre telenovelas no gênero comentário online
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL13-v7n1a2013-11Palavras-chave:
memória, efeitos de sentido, gênero comentário online.Resumo
Este trabalho se inscreve no quadro teórico da Análise do Discurso de linha francesa (doravante AD) e procura descrever/interpretar os efeitos de sentido e as redes de memória que emergem dos discursos sobre telenovelas, a partir dos enunciados presentes no gênero comentário online sobre notícias publicadas no site do jornal Folha de São Paulo. Desse modo, procuramos investigar de que forma os enunciados que versam sobre a temática da telenovela atualizam outros enunciados, dialogam com outros dizeres, de modo a demarcar a heterogeneidade do discurso. Nesse aspecto, pautamo-nos teoricamente nas discussões sobre discurso, sentido e memória discursiva suscitadas por Pêcheux (1988; 1999; 2006) e no conceito de enunciado postulado por Foucault (2010). Além disso, no intuito de contextualizar nosso gesto de leitura, dialogaremos com as pesquisas que tomam a telenovela como objeto de estudo, mais especificamente as reflexões teórico-analíticas de Junqueira (2009) e Lopes, Borelli e Resende (2002). Os resultados revelam que o leitor, ao enunciar discursivamente sobre a temática da telenovela, traz à tona diferentes vozes oriundas da memória discursiva que elucidam, portanto, a natureza heterogênea dos discursos produzidos.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.