Prática Colaborativa

concepções e reflexões a partir de uma perspectiva sociocultural

Autores/as

  • Patrícia Fabiana Bedran Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - IBILCE - São José do Rio Preto
  • Selma Maria Abdalla Dias Barbosa Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL21-v10n1a2016-5

Palabras clave:

Perspectiva Sociocultural, Colaboração, Formação de professor, Concepções

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo tecer considerações a respeito da aprendizagem colaborativa no que se refere às concepções sobre essa prática, apresentadas por professores-aprendizes em um curso de formação inicial de professor de língua, bem como suas implicações na e para a formação desses profissionais. O estudo, realizado com três participantes focais,que participaram de uma atividade de escrita colaborativa em ambiente virtual, está fundamentado na perspectiva sociocultural (VIGOTSKI, 1999; 1987, 2010; PONTECORVO; AJELLO; ZUCCHERMAGLIO, 2005; JOHNSON, 2009) e nos conceitos de aprendizagem colaborativa (FIGUEIREDO, 2006; KOHONEN, 1992 e JOHN-STEINER et al, 1998). Os dados, analisados qualitativamente (ANDRE, 2002 e 2005), a partir da triangulação das perspectivas dos participantes, evidenciam a necessidade de se criar condições para que haja conscientização e reflexão a partir de experiências reais e significativas sobre aprendizagem colaborativa, de modo que o professor-aprendiz seja capaz de vivenciar o desenvolvimento de uma prática (co)construtiva de aprendizagem, bem como de refletir sobre suas próprias concepções e experiência vivenciada, pois isso pode contribuir, de maneira mais significativa, para a formação do professor e prepará-lo, a partir de uma postura crítica e reflexiva, com relação ao desenvolvimento de práticas colaborativas em diversos outros contextos nos quais irá futuramente atuar.

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Biografía del autor/a

Patrícia Fabiana Bedran, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - IBILCE - São José do Rio Preto

Patricia Fabiana Bedran é doutora em Estudos Linguísticos, área de concentração Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Línguas, pela Universidade Estadual Paulista.

Selma Maria Abdalla Dias Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho-Unesp (2014), professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura-UFT e Profletras.

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Publicado

2016-03-30

Cómo citar

BEDRAN, P. F.; BARBOSA, S. M. A. D. Prática Colaborativa: concepções e reflexões a partir de uma perspectiva sociocultural. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 89–120, 2016. DOI: 10.14393/DL21-v10n1a2016-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31579. Acesso em: 8 nov. 2024.