Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL13-v6n2a2012-13Palabras clave:
motivação, videogames, aprendizagem, língua estrangeiraResumen
A motivação é listada como uma das variáveis afetivas da qual depende o sucesso na aprendizagem. Segundo Dörnyei (2005), a motivação está relacionada a um dos aspectos mais básicos da mente humana, e boa parte dos professores e pesquisadores concordam que a motivação tem papel importante na determinação de sucesso ou fracasso em qualquer situação de aprendizagem. A palavra motivação tem origem no verbo latino movere, que significa mover, sendo definida, então, como o que leva o indivíduo a fazer escolhas, a se engajar em certas atividades e a persistir nessa ação. O surgimento dos videogames nos remete aos Estados Unidos da década de 40. Esses jogos revolucionam a indústria de entretenimento e se proliferaram por todo o mundo, chegando aos aparelhos que conhecemos hoje, modernos, com alta tecnologia e mais, mediadores da aprendizagem de línguas. Este estudo tem por objetivo propor uma leitura dos princípios de aprendizagem de James Paul Gee em relação à aprendizagem por meio de videogames a partir das estratégias motivacionais para aprendizagem de língua estrangeira propostas pelo psicólogo Zóltan Dörnyei. Trata-se de uma tentativa de melhor compreender o papel facilitador para a aprendizagem de línguas inerentes aos videogames aliados ao seu potencial motivacional.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.