Linguística aplicada: crenças e o desafio de formar professores de línguas
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-19Palavras-chave:
Linguística aplicada, Crenças, Formação de professoresResumo
Este artigo consolida uma investigação voltada à Linguística Aplicada que pretende exaltar a relevância dos estudos sobre crenças no ensino e aprendizagem de línguas, sublimando como tais estudos podem trazer significativas contribuições à formação de professores de línguas. A partir da pesquisa bibliográfica, apresentamos um panorama da amplitude da Linguística Aplicada na contemporaneidade e o reconhecimento de múltiplas questões entrelaçadas em seu campo de pesquisa, o qual assumimos como interdisciplinar. Em seguida, recorremos à literatura na área para expor o conceito de crenças, trazendo definições que auxiliam o leitor em sua caracterização e entendimento. Buscando diálogos entre a formação de professores e os estudos sobre crenças, discorremos sobre as dimensões do que significa o desafio de formar professores de línguas, colocando em foco a formação de um profissional crítico e reflexivo. Discutida a relevância em se pesquisar crenças, posto que as crenças de professores se refletem na prática docente, propomos, então, que o tema seja um tópico de discussão nos cursos de formação de professores. À luz destas observações, o presente estudo procurou sugerir que recorrer ao estudo de crenças pode ampliar a compreensão sobre o complexo processo de formar professores, incentivando, assim, novas pesquisas nessa área.Downloads
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