Sociolinguística variacionista

pressupostos teórico-metodológicos e propostas de ensino

Autores/as

  • Márluce Coan UFC
  • Raquel Meister Ko. Freitag UFS

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL8-v4n2a2010-11

Palabras clave:

Variação e Mudança Linguísticas, Ensino de Língua Portuguesa, Habilidades Sociolinguísticas

Resumen

Este artigo, de caráter teórico-aplicado, visa, inicialmente, à apresentação da proposta teórico-metodológica da Sociolinguística. Na sequência, os pressupostos sociolinguísticos são correlacionados ao ensino e, com o propósito de verificar a inclusão desses pressupostos em documento oficial que pauta os projetos político-pedagógicos das escolas, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais. Ao final do artigo, demonstramos a possibilidade de abordar, em sala de aula, habilidades sociolinguísticas.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Márluce Coan, UFC

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.

Raquel Meister Ko. Freitag, UFS

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Letras e do Núcleo de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe.

Publicado

2011-02-27

Cómo citar

COAN, M.; FREITAG, R. M. K. Sociolinguística variacionista: pressupostos teórico-metodológicos e propostas de ensino. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 173–194, 2011. DOI: 10.14393/DL8-v4n2a2010-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11618. Acesso em: 6 oct. 2024.