Discurso docente sobre conceitos no ensino de língua portuguesa como língua materna e a consciência linguística crítica
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL20-v9n4a2015-7Keywords:
discurso, letramento, identidade, ensino de língua portuguesa como língua maternaAbstract
Este artigo apresenta uma análise das representações discursivas de docentes de língua portuguesa, participantes de um curso de extensão universitária para professores(as) da Educação Básica no Distrito Federal, sobre conceitos da área de linguagens, sobre a língua portuguesa como língua materna e seu ensino. Cotejamos essas representações com a abordagem crítico-discursiva do letramento que introduzimos no curso (BARTON e HAMILTON, 1998, 2000; FAIRCLOUGH, 1992b/2001; CHOULIARAKI e FAIRCLOUGH, 1999). Tratamos também da representação discursiva identitária que as professoras fazem de seu trabalho como docente. Os dados consistem de respostas a um questionário administrado no início do curso com questões sobre os itens referidos acima. Procedemos a uma análise linguístico-textual-discursiva dessas respostas, com base na abordagem explorada no curso de extensão. Os resultados revelam uma continuidade com conceitos da escola saussuriana, além de concepções autônomas sobre o letramento, os quais constituem uma parte significativa da construção identitária docente.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.