Considerações sobre o ensino de PLE em contexto de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-28Keywords:
Ensino-Aprendizagem de línguas, Português Língua Estrangeira, Novas tecnologias e Léxico, Fonologia.Abstract
O objetivo deste artigo é compartilhar as experiências vivenciadas no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia - UFU - na atividade docente de Português Língua Estrangeira - PLE - entre os anos de 2010 e 2012, tendo como público-alvo discentes provenientes de universidades estrangeiras conveniadas. Serão expostos os dados referentes à estrutura física dos cursos, formação docente, perfil discente, fundamentação teórico-metodológica da prática pedagógica e os resultados obtidos durante a atuação quando da duração do Projeto Português como Língua Estrangeira - Introdução aos Estudos de Língua e Cultura Brasileira. Os aspectos relacionados ao uso de Novas Tecnologias no ensino de PLE, a importância de metaplasmos e do Lexical Approach no ensino de léxico e a teoria de Inteligências Múltiplas serão abordados como princípios utilizados para o embasamento teórico do processo ensino-aprendizagem de língua estrangeira.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.