As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL13-v7n1a2013-12Keywords:
Oralidade. Letramento, Livro didático, Ensino Fundamental.Abstract
Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, tem como objetivo analisar o tratamento da oralidade nas propostas apresentadas no livro didático "Hoje é dia de Português" de Samira Campedelli, Editora Positivo (1º ano). Objetiva-se assim, discutir a oralidade como objeto de ensino; comparar as práticas às recomendações dos Parâmetros Curriculares e Diretrizes Curriculares. Desse modo, destaca-se que por mais que o manual de utilização do livro didático apresente pressupostos teóricos pautados em documentos oficiais, quando o olhar se volta às atividades propostas a oralidade é negligenciada, uma vez que os gêneros indicados nesse manual não são contemplados nas unidades. Além disso, impera a voz do docente por meio da oralização, cabendo ao aluno somente "conversar" sobre o texto lido. Pesquisas como essa, demonstram a importância da capacitação docente, para que munido do livro didático proponha outras atividades de alfabetização e ampliação dos graus de letramento do aluno.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.