Proposta metodológica para a elaboração de definição terminológica no domínio das Ciências Humanas para alunos surdos do Ensino Médio em Língua Brasileira de Sinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-8

Palavras-chave:

Terminologia de Libras, Terminografia de Libras, Terminografia Didático-Pedagógica, Definição Terminológica Sinalizada, Terminologias de História

Resumo

Este texto relata um dos passos metodológicos por nós desenhados e percorridos para a obtenção de insumos, com estudantes surdos, para a apresentação do conteúdo da Definição Terminológica Sinalizada (DTS). As reflexões desenvolvidas nesta pesquisa dizem respeito principalmente às ações necessárias para aplicar a DTS em glossário didático-pedagógico para estudantes surdos do Ensino Médio. Nessa investigação, o trabalho teórico e metodológico para a criação do Glossário de Ciências Humanas e Suas Tecnologias em Libras (doravante Glossário CHTLibras) tem se dedicado à descrição de diferentes perfis das práticas da História, com destaque para a problemática da DTS em Libras. Dessa forma, o passo metodológico aqui explicado tem como objetivo apresentar as etapas realizadas para a elaboração de Definição Terminológica (DT), no domínio das Ciências Humanas, em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A partir dos passos metodológicos, pretende-se compartilhar com o leitor algumas reflexões sobre os caminhos necessários para criar uma Definição Terminológica Sinalizada (DTS) eficiente e em linguagem simples. Como resultado, compartilhamos o que chamamos de metas básicas para a coleta de dados de uma DTS para sinais-termo em glossário didático-pedagógico. Esses passos foram pensados para que alcançássemos os dados necessários, obtidos em contexto de aula, e que nos ajudaram a pensar no conteúdo que preenche a DTS aplicável a materiais terminográficos didático-pedagógico em Libras. Essas metas atenderam de forma eficaz o propósito da pesquisa realizada. Acreditamos que, a partir dos passos percorridos por nós, é possível que outros pesquisadores possam utilizá-los para elaborar definições aplicáveis a glossários com perfil didático. Além disso, os passos metodológicos aqui descritos podem ser utilizados, adaptados e aprimorados conforme a necessidade e o perfil do público-alvo, a natureza da pesquisa e a área científica, técnica ou tecnológica.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Felten, UnB

    Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Professor Adjunto do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF – Brasil.

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Publicado

04.03.2025

Edição

Seção

Educação linguística e cultural mediada por tecnologias digitais em um mundo multipolar contemporâneo

Como Citar

FELTEN, Eduardo. Proposta metodológica para a elaboração de definição terminológica no domínio das Ciências Humanas para alunos surdos do Ensino Médio em Língua Brasileira de Sinais. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 19, p. e019008, 2025. DOI: 10.14393/DLv19a2025-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/76048. Acesso em: 26 mar. 2025.