A objetificação feminina

um olhar crítico e reflexivo sobre a mulher nas propagandas da Skol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-46

Palavras-chave:

Semântica Argumentativa, Propaganda de cerveja, Mulher, Corpo feminino

Resumo

O presente trabalho busca, por meio da Semântica Argumentativa, investigar a representação da mulher nas propagandas de cerveja da Skol e realizar uma discussão crítica e reflexiva a respeito do posicionamento dessa marca, bem como as mudanças e ressignificações que ocorreram a partir das novas diretrizes publicitárias e o novo perfil consumidor da sociedade contemporânea. Nesse sentido, a indústria cervejeira no Brasil, por longos anos, apropriou-se da imagem da mulher em suas campanhas publicitárias e, consequentemente, explorou e disseminou a objetificação feminina no meio social. Dessa forma, almeja-se verificar as estratégias argumentativas presentes nessas propagandas, assim como realizar um panorama comparativo e evidenciar as possíveis mudanças que houve em sua comunicação, tais como o rompimento de uma linguagem publicitária que (re)produz no imaginário coletivo pensamentos estereotipados, machistas, sexistas e, não raras vezes, opressor sobre a mulher. A partir das análises, pudemos perceber que, por períodos não tão distantes, a mulher era reificada e sexualizada, e as propagandas de produtos alcoólicos utilizavam uma linguagem apelativa do corpo feminino – o que se reformulou de acordo com os novos contextos. Espera-se, portanto, um olhar mais inclusivo e respeitoso do público feminino na mídia, como também na sociedade.

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Biografia do Autor

Denise Sousa dos Santos, UEL

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (PPGEL/UEL).

Juliana de Barros Souto, UEL

Mestranda em Estudos da Linguagem, na área de Linguagem e Significação, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, UEL

É doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da UEL. 

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Publicado

08.10.2024

Como Citar

SANTOS, D. S. dos; SOUTO, J. de B.; OLIVEIRA, L. C. G. de. A objetificação feminina: um olhar crítico e reflexivo sobre a mulher nas propagandas da Skol. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1846, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-46. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/73106. Acesso em: 21 dez. 2024.