Equívocos em torno da escrita

o caso das dicas de produção de textos em vídeos do YouTube

Autores

  • José Cezinaldo Rocha Bessa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Rosângela Alves dos Santos Bernardino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL28-v11n1a2017-9

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Produção de Textos, Dicas, Internet, YouTube

Resumo

Com este trabalho, pretendemos apontar alguns equívocos presentes em materiais voltados para o ensino de língua portuguesa, com foco na produção de textos, e disponibilizados no formato de vídeos no YouTube. Fundamentados especialmente em pressupostos da Linguística do Texto, sobretudo em estudos de Antunes (2005, 2007, 2009, 2010), em leituras de Bakhtin (2003, 2013) e Adam (2011) e em estudos e reflexões sobre ensino de língua materna, analisamos 04 vídeos voltados para a apresentação de dicas que visam à instrumentalização da escrita de textos solicitados em situações mais formais de uso da língua. Os resultados do material analisado apontam que não há propriamente instruções que focalizem a natureza do texto e que o tomem como objeto de estudo e reflexão, dada a predileção ainda pela exploração de elementos gramaticais a partir do exame de frases soltas e descontextualizadas. Concluímos que as dicas apresentadas nesses vídeos explicitam uma falta de compreensão sobre o real funcionamento do texto, da produção escrita, da atividade interativa, evidenciando, portanto, pouca ou nenhuma sintonia com as recentes contribuições da Linguística, principalmente daquelas advindas da Linguística do Texto, das Análises do Discurso e da Estilística.

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Biografia do Autor

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras.

Rosângela Alves dos Santos Bernardino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras/Português (2006) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado (2009) e doutorado (2015) em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora Adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, ministrando disciplinas na área de Linguística. Desenvolve estudos com foco centrado especialmente na Linguística do Texto e Análise Textual dos Discursos (ATD), em interface com Teorias Enunciativas, interessando-se principalmente por temas como: texto, discurso e construção de sentidos, gêneros discursivos/textuais, gêneros/textos acadêmico-científicos, discurso citado, reformulação e paráfrase, responsabilidade enunciativa e autoria, produção e ensino de textos na universidade, ensino de língua portuguesa, livro didático de língua portuguesa. 

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Publicado

27.12.2016

Como Citar

BESSA, J. C. R.; BERNARDINO, R. A. dos S. Equívocos em torno da escrita: o caso das dicas de produção de textos em vídeos do YouTube. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 174–191, 2016. DOI: 10.14393/DL28-v11n1a2017-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/35090. Acesso em: 5 nov. 2024.

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