Competência comunicativa e ensino de português como segunda língua
análise de subcompetências no discurso de um anglófono de nível avançado
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-7Palavras-chave:
Ensino de português como segunda língua, Competência comunicativa, Entonação, Celpe-Bras.Resumo
Este artigo tem por objetivo principal identificar os componentes da Competência Comunicativa (CC) utilizados por um falante no nível avançado de língua portuguesa como segunda língua. O aluno foi exposto a uma situação real de uso da língua-alvo, por meio de entrevista semiestruturada, com o objetivo de tornar a interação o mais natural possível. Utilizamos o modelo de composição da CC sugerido por Almeida Filho em 2009 e explicitamos, em fragmentos, cada um dos subcomponentes utilizados pelo falante durante toda a entrevista. O objetivo deste trabalho é, também, trazer para o plano concreto os conceitos relativos à CC e demonstrar o caminho cognitivo percorrido pelo aprendiz para a aquisição de uma língua estrangeira.Downloads
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