Linguística Aplicada & Lexicografia Pedagógica

intersecções possíveis por meio da Linguística de Corpus

Autores

  • Daniela Faria Grama Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
  • Neubiana Silva Veloso Beilke Instituição: Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL36-v12n4a2018-6

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Lexicografia Pedagógica, Linguística de Corpus.

Resumo

Este artigo tem por objetivo estabelecer elos entre a Linguística Aplicada e a Lexicografia Pedagógica por meio da metodologia/abordagem da Linguística de Corpus. Para isso, lançamos três questões: quais características são atribuídas ao termo “dicionário(s) pedagógico(s)” quando usamos a metodologia/abordagem da Linguística de Corpus? Tais características estão em consonância com a proposta lexicográfica dos dicionários escolares Houaiss Conciso e Novíssimo Aulete? Como podemos relacionar tais resultados com o papel da Linguística Aplicada? A fundamentação teórica é constituída de conceitos e princípios, em especial, da Linguística Aplicada e da Lexicografia Pedagógica. Incorporamos à discussão teórica a elaboração de uma definição de Linguística Aplicada com a metodologia/abordagem da Linguística de Corpus. A metodologia descreve a elaboração e a análise de um corpus de Lexicografia Pedagógica, por meio do programa WordSmith Tools, versão 6, para respondermos às três questões. Na seção de análises e resultados, as características relativas ao termo “dicionário(s) pedagógico(s)” são identificadas e tornam-se base para análise do Novíssimo Aulete e do Houaiss Conciso. Percebemos que tais obras possuem poucas das características elencadas como próprias de um dicionário pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AULETE, F. J. C.; GEIGER, P. (org.). Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.

BIDERMANN, M. T. C. Análise de dois dicionários gerais do português brasileiro contemporâneo: o Aurélio e o Houaiss. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 5. São Paulo: USP, p. 85-116, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional do Livro Didático – Dicionários. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012.

BRITO, C. C. de P. LA: Panorama Histórico. In: Bases Teóricas em Linguística Aplicada (Disciplina). PPGEL/UFU, Uberlândia, 2017, Slides. (Material utilizado em aula).

CAVALCANTI, M. C. A propósito de Linguística Aplicada. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 07, 1986. p. 05-12.

DURAN, M. S.; XATARA, C. M. Lexicografia Pedagógica: Atores e Interfaces. Delta. v. 23. n. 2. São Paulo: PUC, p. 203-222, 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/30294/20948. Acesso em: 13 dez. 2017.

FROMM, G. Votec: a construção de vocabulários eletrônicos para aprendizes de tradução. 2007. 210 f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

FROMM. Votec - Vocabulário Técnico Online. Ambiente Virtual Terminográfico Online, 2007. Disponível em: http://pos.votec.ileel.ufu.br. Acesso em: 04 dez. 2017.

FROMM. Árvore do Campo da Linguística, 2015.

FROMM, G.; YAMAMOTO, M. I. Terminologia, Terminografia, Tradução e Linguística de Corpus: a criação de um vocabulário bilíngue sobre Linguística. In: TAGNIN, S.; BEVILACQUA, C. Corpora na Terminologia. São Paulo: Hub Editorial, 2013.

GRAMA, D. F. Uma análise lexicográfica dos elementos coesivos sequenciais do português para a elaboração de uma proposta de definição: um estudo com base em corpus. 2016. 371 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

HOUAISS, A. (Org.); VILLAR, M. S. (Ed.). Dicionário Houaiss conciso. São Paulo: Moderna, 2011.

KRIEGER, M. G. Políticas públicas e dicionários para escola: o programa nacional do livro didático e seu impacto sobre a lexicografia didática. Cadernos de Tradução, Florianópolis, Brasil. v.2, n.18, 2006, p. 235-252. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/6950/6458. Acesso em: 6 abr. 2015.

KRIEGER, M. G. Questões de lexicografia pedagógica. In: XATARA, Claudia; BELIVACQUA, Cleci Regina; HUMBLÉ, Philippe René Marie (org.). Dicionários na teoria e na prática: como e para quem são feitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 103-113. (Série: Estratégias de Ensino; 24)

KRIEGER, M. G. Dicionários escolares e ensino de língua materna. Estudos Linguísticos. v. 41. n. 1. São Paulo: USP, p. 169-180, jan-abr 2012. Disponível em: http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/41/el.2012_v1_t13_1.pdf. Acesso em: 13 dez. 2017.

LEFFA, V. J. A linguística aplicada e seu compromisso com a sociedade. Trabalho apresentado no VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Belo Horizonte: UFMG, 7-11 de outubro de 2001.

MOITA LOPES, L. P. Afinal, o que é Linguística Aplicada? In: MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada: A Natureza Social e Educacional dos Processos de Ensino/Aprendizagem de Línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996. p. 17-25.

ROJO, R. H. R. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza de pensamento. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 253-276.

SCOTT, M. WordSmith Tools version 6. Liverpool: Lexical Analysis Software, 2012.

KILGARRIFF, A.; RYCHLY, P.; SMRZ, P.; TUGWELL, D. Sketch Engine (2004), Ambiente Virtual Online. Lexical Computing CZ, 2017. Disponível em: https://www.sketchengine.co.uk. Acesso em: 03 dez. 2017.

WELKER, H. A. Dicionários: uma pequena introdução à lexicografia. Brasília, Thesaurus Editora, 2004.

WELKER, H. A. Panorama Geral da Lexicografia Pedagógica. Brasília: Thesaurus, 2008. 522 p.

WELKER, H. A. Questões de lexicografia pedagógica. In: XATARA, C.; BELIVACQUA, C. R.; HUMBLÉ, P. R. M. (org.). Dicionários na teoria e na prática: como e para quem são feitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 103-113. (Série: Estratégias de Ensino; 24).

Downloads

Publicado

19.01.2019

Como Citar

GRAMA, D. F.; BEILKE, N. S. V. Linguística Aplicada & Lexicografia Pedagógica: intersecções possíveis por meio da Linguística de Corpus. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 4, p. 2035–2065, 2019. DOI: 10.14393/DL36-v12n4a2018-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41561. Acesso em: 27 jul. 2024.