Estrangeirismos em propagandas de revistas brasileiras: usos/abusos?!

Autores

  • Flavio Biasutti Valadares IFSP/Campus São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLE-v9n5a2015-13

Palavras-chave:

Sociolinguística. Estrangeirismos. Publicidade

Resumo

O artigo trata do uso de palavras estrangeiras dentro do contexto publicitário. Como objetivo, analisa peças publicitárias veiculadas na revista Veja, em perspectiva laboviana, com o levantamento de termos estrangeiros presentes na publicidade da revista; apoia-se na Sociolinguística Variacionista como aporte teórico e utiliza como procedimento metodológico a análise qualitativo-quantitativa de base estatística e descrição de dados coletados. Conclui que o uso de termos estrangeiros em peças publicitárias revela-se muito mais como estratégia de discurso do que propriamente necessidade comunicativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Biasutti Valadares, IFSP/Campus São Paulo

Pós-Doutorado em Letras (Estudos Lusófonos), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, com o trabalho Expressões idiomáticas em países lusófonos: a construção de efeitos de sentidos na intercultura, sob a supervisão da Profª Drª Neusa Bastos; Doutor em Língua Portuguesa/PUC-SP; Mestre em Letras (Estudos da Linguagem) - PUC-Rio, em 2002; Especialista em Linguística (1998) e Graduado em Letras Português (1993-1997) - Universidade Federal do Espírito Santo. Informações profissionais: experiência em ensino nas áreas de Linguística, de Língua Portuguesa e de Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. Docente no IFSP/Campus São Paulo, ministrando aulas de Língua Portuguesa e Redação para o Ensino Médio, Língua Portuguesa para o Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa para a pós-graduação. Área de pesquisa: Descrição do Português do Brasil. Variação e Mudança Linguística - Estrangeirismos. Estudos Lusófonos. Grupos de pesquisa: Descrição do Português do Brasil (certificado CNPq) e Rede de Estudos da Língua Portuguesa ao Redor do Mundo. Subprojeto. Estudos linguístico-literários na perspectiva da formação docente para a Educação Básica - IFSP (certificado CNPq).

Downloads

Publicado

28.08.2015

Como Citar

VALADARES, F. B. Estrangeirismos em propagandas de revistas brasileiras: usos/abusos?!. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 5, p. 247–265, 2015. DOI: 10.14393/DLE-v9n5a2015-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29223. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos