Metodologia de pesquisa em Análise do Discurso face aos novos suportes midiáticos

Autores

  • Welisson Marques Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-5

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Metodologia, Imagem

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre procedimentos metodológicos utilizados na Análise do Discurso de linha francesa (AD). Por ser uma disciplina que não tem metodologia pronta, ao lançar mão dos elementos constitutivos do arcabouço teórico que balizam as análises, o analista alça, concomitantemente, seus dispositivos metodológicos. Em outras palavras, teoria e metodologia em AD são inseparáveis. Sendo assim, explicitaremos acerca da noção de discurso a que nos referimos neste artigo, e, neste ínterim, discorreremos sobre determinados procedimentos utilizados na seleção e organização de corpora. Ademais, refletiremos sobre alguns avanços epistemológicos que a disciplina deverá sofrer, partindo, para tal, da abertura deixada por Pêcheux em seus últimos trabalhos, bem como da realidade dos novos suportes discursivos. Para concluir, bosquejaremos duas análises de imagens veiculadas pela mídia impressa pautando-se nos dispositivos teórico-metodológicos aqui explicitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welisson Marques, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia.

Especialista em Metodologia do Ensino-Aprendizagem em Língua Estrangeira - Língua Inglesa.

Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês. É, também, Bacharel em Direito e advogado regularmente inscrito na OAB-MG. Proficiente em Língua Inglesa pelas Universidades de Cambridge (Inglaterra) e Michigan (Estados Unidos) e em Língua Francesa possui os diplomas DELF (Diplômes d'Etudes en Langue Française).

Tem experiência na área de ensino, direção e coordenação escolar. Professor de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Linguística com ênfase em Análise do Discurso; além disso, possui várias publicações em periódicos nacionais da área, todos indexados pela CAPES.

É integrante do Grupo de Pesquisas em Análise do Discurso – GPAD/CNPQ, bem como do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos – LEDIF/CNPQ.

Downloads

Publicado

24.05.2011

Como Citar

MARQUES, W. Metodologia de pesquisa em Análise do Discurso face aos novos suportes midiáticos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 58–73, 2011. DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12277. Acesso em: 2 dez. 2022.