Possibilidades de práticas pedagógicas oriundas do produto educacional: Tem Geometria? Tem sim senhor!

Entre interações e brincadeiras na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-72928

Palavras-chave:

Geometria, criança, educação infantil

Resumo

Apresenta-se um recorte de um produto educacional, o qual tem por objetivo compartilhar experiências pedagógicas sobre a construção do pensamento geométrico na educação infantil. Configura-se de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa de campo. Utilizou-se como aporte teórico, as ideias de Lorenzato (2018), e Imbernón (2009; 2011), entre outros que discutem a importância das aprendizagens geométricas das crianças. A metodologia está alinhada as propostas de práticas criativas por meio de diversos recursos, como:  literaturas, músicas e brincadeiras infantis com o foco no desenvolvimento de pensamento geométrico da criança. Nesse movimento os resultados evidenciam que as primeiras aprendizagens dos conceitos geométricos nos espaços de educação infantil emergem para além das formas e figuras geométricas por meio da exploração dos espaços, deslocamento, movimentação, a relação de posição de um objeto ao outro tendo um ponto de referência, considerando as vivências das crianças.  Por fim, as considerações finais compreendem a importância da construção do pensamento geométrico tendo os eixos interações e brincadeiras proporcionando um conhecimento a partir do lúdico respeitando o tempo de infância.

Downloads

Biografia do Autor

  • Maria Marcilene Melo, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, PA, Brasil.

     Licenciada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela UNINTER. Especialista em Educação do Campo pela Faculdade Intercultural da Amazônia (FIAMA). Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI/UFPA). É professora dos anos iniciais do ensino fundamental pela prefeitura de São Francisco do Pará desde 2011. Atua na área de formação de professores dos anos iniciais.

  • Arthur Gonçalves Machado Júnior, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, PA, Brasil.

    Licenciado em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA-IEMCI). É professor do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR ADJUNTO I. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI/UFPA) – Mestrado, desde o seu início, em 2014.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. MEC/CONSED/UNDIME.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 68. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução: Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

MENDES, M. D.; DELGADO, C. C. Geometria – Textos de apoio para educadores de infância. Lisboa: Ministério da Educação: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008.

OLIVEIRA, M. C. A. de; SILVA, M. C. L. da; VALENTE, W. R. O Movimento da Matemática Moderna – história de uma revolução curricular. [S. l.]: Editora UFJF, 2006.

PINTO, N. B.; VALENTE, W. R. Quando a geometria tornou-se moderna: tempos do MMM. In: VALENTE, W. R. (org.). A geometria nos primeiros anos escolares. Campinas, SP: Papirus, 2014. p. 65–82.

SILVA, M. C. L. da; VALENTE, W. R. A geometria nos primeiros anos escolares: história e perspectivas atuais. Campinas, SP: Papirus, 2014.

SOUZA, R. A. M. de; MELLO, S. A. O lugar da cultura escrita na educação infantil. In: COSTA, S. A. da; MELLO, S. A. (org.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professores e professoras. Curitiba, PR: CRV, 2017.

Downloads

Publicado

2025-05-29

Edição

Seção

Dossiê - Professores que Ensinam Matemática: para quê, para quem

Como Citar

MELO, Maria Marcilene; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves. Possibilidades de práticas pedagógicas oriundas do produto educacional: Tem Geometria? Tem sim senhor! Entre interações e brincadeiras na educação infantil. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, Minas Gerais, v. 6, n. Especial, p. 1–15, 2025. DOI: 10.14393/BEJOM-v6-2025-72928. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/72928. Acesso em: 17 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 68

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.