Possibilidades de práticas pedagógicas oriundas do produto educacional: Tem Geometria? Tem sim senhor!
Entre interações e brincadeiras na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-72928Palavras-chave:
Geometria, criança, educação infantilResumo
Apresenta-se um recorte de um produto educacional, o qual tem por objetivo compartilhar experiências pedagógicas sobre a construção do pensamento geométrico na educação infantil. Configura-se de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa de campo. Utilizou-se como aporte teórico, as ideias de Lorenzato (2018), e Imbernón (2009; 2011), entre outros que discutem a importância das aprendizagens geométricas das crianças. A metodologia está alinhada as propostas de práticas criativas por meio de diversos recursos, como: literaturas, músicas e brincadeiras infantis com o foco no desenvolvimento de pensamento geométrico da criança. Nesse movimento os resultados evidenciam que as primeiras aprendizagens dos conceitos geométricos nos espaços de educação infantil emergem para além das formas e figuras geométricas por meio da exploração dos espaços, deslocamento, movimentação, a relação de posição de um objeto ao outro tendo um ponto de referência, considerando as vivências das crianças. Por fim, as considerações finais compreendem a importância da construção do pensamento geométrico tendo os eixos interações e brincadeiras proporcionando um conhecimento a partir do lúdico respeitando o tempo de infância.
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