Etnomatemática nas práticas laborais da pesca: relato de experiências e memórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50257

Palavras-chave:

Conhecimentos laborais de pescadores, Memórias e experiências, Programa Etnomatemática.

Resumo

O presente artigo apresenta relato de experiência elaborado a partir de pesquisa qualitativa envolvendo relato de experiências e entrevistas com pescadores e redeiros da Praia de Provetá, na Ilha Grande - em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, região que concentram grande quantidade de caiçaras deste município. A análise das memórias e experiências laborais da pesca, que são passadas de gerações a gerações de pescadores, em uma tentativa de preservar a cultura e a sobrevivência dessa comunidade, nos permitiram verificar uma grande quantidade de conhecimentos que podem ser considerados como matemáticos, imbricados nesses saberes e fazeres. Desde a preparação para a saída da embarcação do porto, a escolha do melhor lugar para lançar a rede, até o seu retorno, quando há o acerto das contas com o proprietário da embarcação e a partilha dos resultados entre a tripulação. Mas, antes mesmo da própria pesca, uma série de outros conhecimentos estão envolvidos e são aplicados nas atividades laborais desta comunidade, por exemplo, na forma de construção e remendo das redes. Como suporte teórico para a identificação e análise desses conhecimentos, utilizamos o Programa Etnomatemática, que nos permitiu verificar o aparecimento de costumes culturais que envolvem práticas de contagem e medições diversas, muitas vezes distantes dos conhecimentos ditos escolares.

Biografia do Autor

  • Gustavo Martins, Universidade Federal Fluminense

    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense.

  • Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense

    Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGEdu-UFF). Professor do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR-UFF). Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA).

Referências

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Publicado

2020-01-02

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática

Como Citar

Etnomatemática nas práticas laborais da pesca: relato de experiências e memórias. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 44–55, 2020. DOI: 10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50257. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/50257. Acesso em: 6 mar. 2025.

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