Aspectos do Percurso Formativo de Residentes do Curso de Licenciatura Integrada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v3-n5-2022-63455

Palavras-chave:

Formação inicial docente, Programa Residência Pedagógica, Produção de residentes

Resumo

Este estudo integra o projeto de pesquisa intitulado "Programa Residência Pedagógica: aspectos do percurso formativo de residentes" e tem como objetivo evidenciar em que aspectos o Programa Residência Pedagógica contribuiu para a formação inicial de licenciandos do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Teoricamente, fundamentam esse estudo aspectos dos saberes da docência, profissionalização docente, formação docente na perspectiva crítico-reflexivo, professor reflexivo, relação teoria e prática, dentre outros estudos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como estratégia de constituição dos dados empíricos, o levantamento de produção dos residentes. Das análises dessas produções foi possível perceber que o envolvimento desse residentes nas ações do Programa, evidenciando ricas experiências por maior imersão em sala de aula, pela observância de como se dá o processo de aprendizagem, pela troca e partilha de conhecimentos em que teoria e pratica estiveram imbricadas, em momentos de regências e nas confecções de materiais didáticos, na organização e desenvolvimento de planos de aulas. Nesse sentido, consideramos que o Programa Residência Pedagógica trouxe qualificadores ao percurso formativo de residentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benozil Ferreira Miranda, Universidade Federal do Pará

Graduando do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará.

Valéria Risuenho Marques, Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Docente do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Como Citar

MIRANDA, B. F.; MARQUES, V. R. Aspectos do Percurso Formativo de Residentes do Curso de Licenciatura Integrada. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 3, n. 5, 2022. DOI: 10.14393/BEJOM-v3-n5-2022-63455. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/63455. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática