Aspectos do Percurso Formativo de Residentes do Curso de Licenciatura Integrada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v3-n5-2022-63455

Palavras-chave:

Formação inicial docente, Programa Residência Pedagógica, Produção de residentes

Resumo

Este estudo integra o projeto de pesquisa intitulado "Programa Residência Pedagógica: aspectos do percurso formativo de residentes" e tem como objetivo evidenciar em que aspectos o Programa Residência Pedagógica contribuiu para a formação inicial de licenciandos do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Teoricamente, fundamentam esse estudo aspectos dos saberes da docência, profissionalização docente, formação docente na perspectiva crítico-reflexivo, professor reflexivo, relação teoria e prática, dentre outros estudos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como estratégia de constituição dos dados empíricos, o levantamento de produção dos residentes. Das análises dessas produções foi possível perceber que o envolvimento desse residentes nas ações do Programa, evidenciando ricas experiências por maior imersão em sala de aula, pela observância de como se dá o processo de aprendizagem, pela troca e partilha de conhecimentos em que teoria e pratica estiveram imbricadas, em momentos de regências e nas confecções de materiais didáticos, na organização e desenvolvimento de planos de aulas. Nesse sentido, consideramos que o Programa Residência Pedagógica trouxe qualificadores ao percurso formativo de residentes.

Downloads

Biografia do Autor

  • Benozil Ferreira Miranda, Universidade Federal do Pará

    Graduando do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará.

  • Valéria Risuenho Marques, Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará

    Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Docente do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática

Como Citar

MIRANDA, Benozil Ferreira; MARQUES, Valéria Risuenho. Aspectos do Percurso Formativo de Residentes do Curso de Licenciatura Integrada. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, Minas Gerais, v. 3, n. 5, 2022. DOI: 10.14393/BEJOM-v3-n5-2022-63455. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/63455. Acesso em: 11 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 68

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.