Aspectos do Percurso Formativo de Residentes do Curso de Licenciatura Integrada
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v3-n5-2022-63455Palavras-chave:
Formação inicial docente, Programa Residência Pedagógica, Produção de residentesResumo
Este estudo integra o projeto de pesquisa intitulado "Programa Residência Pedagógica: aspectos do percurso formativo de residentes" e tem como objetivo evidenciar em que aspectos o Programa Residência Pedagógica contribuiu para a formação inicial de licenciandos do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Teoricamente, fundamentam esse estudo aspectos dos saberes da docência, profissionalização docente, formação docente na perspectiva crítico-reflexivo, professor reflexivo, relação teoria e prática, dentre outros estudos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como estratégia de constituição dos dados empíricos, o levantamento de produção dos residentes. Das análises dessas produções foi possível perceber que o envolvimento desse residentes nas ações do Programa, evidenciando ricas experiências por maior imersão em sala de aula, pela observância de como se dá o processo de aprendizagem, pela troca e partilha de conhecimentos em que teoria e pratica estiveram imbricadas, em momentos de regências e nas confecções de materiais didáticos, na organização e desenvolvimento de planos de aulas. Nesse sentido, consideramos que o Programa Residência Pedagógica trouxe qualificadores ao percurso formativo de residentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.