Letramento e Enunciação

bases para um diálogo

Autores

  • Giovane Fernandes Oliveira UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL31-v11n4a2017-7

Palavras-chave:

Enunciação, Letramento, Letramento acadêmico, Escrita acadêmica, Oralidade acadêmica

Resumo

Este trabalho objetiva lançar as bases para um diálogo entre o campo dos Estudos do Letramento, particularmente os Estudos dos Letramentos Acadêmicos, e o campo da Linguística da Enunciação, particularmente a Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. A partir de uma dupla lacuna identificada – no campo do Letramento, a ausência de uma abordagem enunciativa; no campo da Enunciação, a falta de uma tematização do letramento como objeto de estudo enunciativo –, elaboram-se princípios e concepções para um modelo enunciativo de letramento acadêmico. Segundo tal modelo, o locutor-aluno se instaura como sujeito de linguagem no mundo letrado acadêmico por meio das relações enunciativas com o alocutário-professor/colegas e com as culturas de escrita acadêmica, renovando sua relação com a língua materna a cada vez que insere seu discurso no mundo letrado acadêmico para falar, ouvir, ler e escrever textos escritos e orais letrados. Este trabalho espera contribuir, assim, com os estudos sobre o letramento e o letramento acadêmico, ao formular uma nova explicação teórica para tais fenômenos; com os estudos enunciativos, ao inserir o letramento e o letramento acadêmico dentre seus objetos de investigação; e com o ensino de língua materna na universidade, ao fornecer subsídios teóricos para a prática da produção e da compreensão de textos escritos e orais letrados.

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Publicado

07.11.2017

Como Citar

OLIVEIRA, G. F. Letramento e Enunciação: bases para um diálogo. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 4, p. 1205–1245, 2017. DOI: 10.14393/DL31-v11n4a2017-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/38202. Acesso em: 22 dez. 2024.