O Planejamento Cicloviário em Cidades Brasileiras de Pequeno Porte Baseado no Geoprocessamento de Dados Abertos
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Resumo
O objetivo deste trabalho é propor um método para sistematização do planejamento cicloviário em cidades brasileiras de pequeno porte baseado em dados abertos, como dados censitários, mapeamentos colaborativos e Modelos Digitais de Elevação, buscando contribuir com a elaboração de planos municipais de mobilidade urbana, e que possa ser adaptado a outros países com características semelhantes e que possuam informações equivalentes. O método proposto é resumido em quatro etapas: geoprocessamento de dados espaciais abertos, permitindo o georreferenciamento da demanda cicloviária potencial e dos polos geradores de tráfego por bicicleta, assim como a representação atualizada de sistemas viários; definição dos subconjuntos de origens e destinos das rotas cicláveis a serem identificadas pelo algoritmo de Dijkstra, de forma a minimizar o custo generalizado associado à qualidade operacional de segmentos viários ao ciclismo; atribuição de impedâncias aos segmentos viários baseada em suas declividades médias e níveis de estresse ao ciclismo; e avaliação da proporção destes segmentos viários nas rotas cicláveis identificadas (Índice de Potencial Ciclável). Exemplos de aplicação do método foram conduzidos a duas cidades brasileiras, Bariri-SP e Bocaina-SP, a partir dos quais foi possível definir, para ambas, eixos cicláveis contínuos, interconectados e acessíveis à maioria dos ciclistas das áreas de estudo. Portanto, apesar da notória importância de serem conduzidos estudos específicos e levantamentos de campo em cada cidade brasileira para uma maior confiabilidade dos resultados, o método proposto pode contribuir com a popularização da bicicleta em viagens utilitárias e com o fortalecimento da “cultura da bicicleta” ainda em vigor nestas menores cidades brasileiras.
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