O Planejamento Cicloviário em Cidades Brasileiras de Pequeno Porte Baseado no Geoprocessamento de Dados Abertos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho é propor um método para sistematização do planejamento cicloviário em cidades brasileiras de pequeno porte baseado em dados abertos, como dados censitários, mapeamentos colaborativos e Modelos Digitais de Elevação, buscando contribuir com a elaboração de planos municipais de mobilidade urbana, e que possa ser adaptado a outros países com características semelhantes e que possuam informações equivalentes. O método proposto é resumido em quatro etapas: geoprocessamento de dados espaciais abertos, permitindo o georreferenciamento da demanda cicloviária potencial e dos polos geradores de tráfego por bicicleta, assim como a representação atualizada de sistemas viários; definição dos subconjuntos de origens e destinos das rotas cicláveis a serem identificadas pelo algoritmo de Dijkstra, de forma a minimizar o custo generalizado associado à qualidade operacional de segmentos viários ao ciclismo; atribuição de impedâncias aos segmentos viários baseada em suas declividades médias e níveis de estresse ao ciclismo; e avaliação da proporção destes segmentos viários nas rotas cicláveis identificadas (Índice de Potencial Ciclável). Exemplos de aplicação do método foram conduzidos a duas cidades brasileiras, Bariri-SP e Bocaina-SP, a partir dos quais foi possível definir, para ambas, eixos cicláveis contínuos, interconectados e acessíveis à maioria dos ciclistas das áreas de estudo. Portanto, apesar da notória importância de serem conduzidos estudos específicos e levantamentos de campo em cada cidade brasileira para uma maior confiabilidade dos resultados, o método proposto pode contribuir com a popularização da bicicleta em viagens utilitárias e com o fortalecimento da “cultura da bicicleta” ainda em vigor nestas menores cidades brasileiras.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").