CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO EM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DE ACORDO COM OS CONCEITOS DA PORTARIA N.511 DO MINISTÉRIO DAS CIDADES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral propor as bases para a estruturação de um Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) em municípios de pequeno porte, visando sua futura integração à Infra-estrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Os resultados demonstraram que os conceitos propostos na Portaria n.º 511/2009 do Ministério das Cidades são aplicáveis a municípios com poucos recursos econômicos, através da construção gradativa de um cadastro territorial com características que possibilitem o compartilhamento das informações cadastrais. No estudo realizado no município de Itaquitinga-PE, verificou-se que o mesmo dispõe, como outros municípios com características similares, de uma gama de informações dispersas, desatualizadas e incompletas, tornando o cadastro impreciso e pouco confiável. Durante a realização da pesquisa, foi possível organizar muitos desses dados utilizando-se programas livres, bem como identificar as etapas a serem cumpridas para o compartilhamento dos dados, visando a multifinalidade do sistema.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PIMENTEL, J. da S.; CARNEIRO, A. F. T. CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO EM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DE ACORDO COM OS CONCEITOS DA PORTARIA N.511 DO MINISTÉRIO DAS CIDADES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 2, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n2-43787. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43787. Acesso em: 15 set. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").