O ESTABELECIMENTO DE PADRÕES DE REFERÊNCIA METROLÓGICA: CONTROLE E ANÁLISE DA QUALIDADE DE ESTRUTURAS GEODÉSICAS ALTIMÉTRICAS IMPLANTADAS NO CAMPUS RECIFE DA UFPE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar Referências de Nível, que compõem a Rede Altimétrica de Alta Precisão do IBGE materializadas no Campus Recife da UFPE, verificando a sua estabilidade durante o período de um ano; de comparar os dados obtidos dessas Referências de Nível, com os fornecidos em relatórios oficiais do banco de dados geodésicos do IBGE; e de estabelecer padrões de referência metrológica dentro do Campus da UFPE. Este último a partir da implantação e análise de novas estruturas geodésicas altimétricas materializadas nos pilares e bases da Rede de Referência Cadastral (RRC) da UFPE. Neste sentido foram materializadas sete Referências de Nível com superfícies semiesféricas incrustadas nas bases dos sete pilares da RRC e sete pinos engastados nos respectivos pilares, compondo uma Rede Geodésica Altimétrica com 14 novas Referências de Nível dentro do Campus Recife distribuídas entre os Centros da Cidade Universitária. Para o levantamento das estruturas geodésicas altimétricas foi empregado um nível digital de altíssima precisão (0,3 mm por duplo quilometro nivelado) DNA-03 LEICA, tendo-se como base as normas vigentes no Brasil para o estabelecimento da rede altimétrica. As medições ocorreram em seis épocas (uma em novembro de 2015, uma em fevereiro de 2016, duas em maio de 2016 e duas em dezembro de 2016). Para esse trabalho serão consideradas as seis épocas distintas de observação das Referências de Nível da RAAP do IBGE e a primeira campanha de medição realizada, contemplando as 14 RRNN implantadas nas bases e pilares da RRC. Para o controle e análise de qualidade das estruturas geodésicas preexistentes e implantadas considerou-se o Método dos Mínimos Quadrados -modelo paramétrico, além da análise de variâncias, utilizando os testes Tukey e Sheffé. Assegurado o estado das estruturas de referência da RAAP do IBGE, na área de estudo, os dados da rede altimétrica levantada foram, então, processados e as respectivas altitudes foram determinadas e ajustadas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SILVA, E. de V.; SEIXAS, A. de. O ESTABELECIMENTO DE PADRÕES DE REFERÊNCIA METROLÓGICA: CONTROLE E ANÁLISE DA QUALIDADE DE ESTRUTURAS GEODÉSICAS ALTIMÉTRICAS IMPLANTADAS NO CAMPUS RECIFE DA UFPE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 9, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n9-44088. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44088. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").