Parâmetros de Fabricação de Símbolos para Mapas Táteis
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No que diz respeito à acessibilidade espacial, compreensão do ambiente e entendimento de trajetos a serem percorridos por pessoas com deficiência visual, os mapas táteis são uma importante ferramenta para auxiliar o planejamento prévio da rota a ser realizada por seus usuários. Embora, de acordo com a Norma Brasileira Regulamentadora, NBR 9050:2015, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, a instalação de mapas táteis seja uma exigência a ser cumprida em edificações de acesso público, há poucas orientações quanto à sua fabricação, caracterização dos relevos táteis. Além disso, dentre os pesquisadores da área, há divergências entre as especificações dos elementos. Essa pesquisa, por sua vez, contribui tanto com a inclusão social no que diz respeito ao ensino de geografia, linguagem cartográfica e orientação espacial, uma vez que, a partir do agrupamento de parâmetros adotados no Brasil, no âmbito da cartografia tátil e no exterior, relacionados tanto à cartografia quanto à fabricação de mapas para edificações, traz uma síntese dos elementos já utilizados. Além disso, desenvolve, avalia e valida, por intermédio de testes com profissionais revisores de material braile, novos parâmetros a serem compartilhados por desenvolvedores de mapas táteis. Os parâmetros apresentados contemplam símbolos, letras, linhas, texturas e braile, caracterizando-os no que diz respeito à espessura, formato, elevação em relação à superfície e padronagens de representação, resultando num padrão de representação e fabricação de símbolos para mapas táteis.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").